Topo

Série B - 2019

Na estreia de Mazola Júnior, Ipatinga pega Avaí, que tenta frear série de derrotas na Série B

Do UOL, em Belo Horizonte

08/06/2012 06h00

Contratado para substituir Ney da Matta, demitido após a goleada sofrida para o Vitória, em Salvador, por 4 a 0, no sábado passado, o técnico Mazola Júnior estreia pelo Ipatinga, nesta sexta-feira, às 21h, no Ipatingão, contra o Avaí, que também não faz boa campanha nesse início de Série B.

Os dois times somam os mesmos quatro pontos, mas em número diferente de jogos. A equipe catarinense, 14ª colocada, já disputou quatro partidas, com uma vitória, um empate e duas derrotas, uma a mais que o Ipatinga. O time mineiro também venceu um compromisso e empatou outro.

O Ipatinga estreou empatando em casa com o ABC, por 1 a 1, e folgou na segunda rodada, já que só enfrentará o Atlético-PR no próximo dia 10 de julho, em partida duas vezes adiada. O primeiro triunfo aconteceu, também no Ipatingão, por 1 a 0, sobre o ASA. A única derrota, na primeira partida como visitante, por 4 a 0, para o Vitória custou a demissão de Ney da Matta, que estava há pouco mais de um ano no clube mineiro.

O time do Vale do Aço, que não conseguiu o acesso à Primeira Divisão do Campeonato Mineiro, mas que ainda assim havia mantido o treinador, está se reformulando totalmente durante a Série B, com saídas e chegadas de atletas. E a movimentação continua. Juntamente com o novo treinador, a diretoria apresentou os volantes Mancuso, que já passou pelo clube e estava no Itumbiara, e Uchôa, revelado pelo Cruzeiro e que esteve no Villa Nova.

Já o Avaí, que foi rebaixado da Série A em 2011, começou mal a competição. Na sua estreia, o time catarinense empatou com o Boa Esporte, por 2 a 2, em Varginha. Na segunda rodada, venceu o São Caetano, por 1 a 0, mas, na sequência foi derrotado duas vezes seguidas: para América-RN e Joinville, por 1 a 0 e 2 a 1, respectivamente.

Apresentado na última terça-feira, Mazola Júnior teve apenas três dias para preparar a equipe para tentar o seu segundo triunfo na competição em seu terceiro jogo como mandante. Por isso, ele não pretende alterar muito a formação. “Estou chegando agora ao Ipatinga e a nossa ideia para este jogo é mexer o mínimo possível, já que temos poucos dias para trabalhar a equipe”, declarou.

Mas mudanças pontuais acontecerão. O goleiro Gilvan deverá fazer sua estreia, Na lateral direita, Flávio retorna à posição e no meio de campo, Everton será o substituto de Leanderson, suspenso. A escalação oficial deverá ser divulgada somente momentos antes do início da partida. Com suspeita de dengue, o volante Ruy é outro desfalque da equipe.

Pelo lado do Avaí, a principal novidade deverá ser a estreia do meia Jaílton, que chegou ao clube na semana passada, e deverá formar o meio de campo com Bruno, Mika, Cleber Santana e Julinho, já que o técnico Hemerson Maria deve utilizar a equipe no esquema tático 4-5-1.

“O Hemerson explicou que precisamos cumprir as funções que ele pediu. No meu caso, vou jogar junto com o Cleber Santana e o Julinho estará pelo lado esquerdo com o Pirão. Além disso, o nosso treinador destacou que precisamos marcar bem para tentar puxar bons contra-ataques”, afirmou o jogador, que estava no Comercial-SP.

IPATINGA X AVAÍ

Data: 8/6/2012 (sexta-feira)
Local: Ipatingão, em Ipatinga (MG)
Horário: 21h (de Brasília)
Árbitro: Grazianni Maciel Rocha
Auxiliares: Jackson Massara dos Santos e Silbert Faria Sisquim
Transmissão: pay-per-view

Ipatinga
Gilvan; Gasparetto, Pedrão e Azevedo; Flávio, Everton, Leandro Brasília, Wellington Bruno e Chiquinho; Márcio Diogo e Tiago Pereira.
Técnico: Mazola Júnior

Avaí
Diego, Patric, Cássio, Leandro Silva e Pirão; Bruno, Mika, Cleber Santana, Jailton e Julinho; Nunes.
Técnico: Hemerson Maria