Topo

Série B - 2019

Com meta de confirmar recuperação, Ceará visita Ipatinga, derrotado em seus 4 últimos jogos

Do UOL, em Belo Horizonte

26/06/2012 06h00

Diante do Ipatinga, que vem de quatro derrotas consecutivas, as três últimas sob o comando do atual treinador Mazola Júnior, que ainda não pontuou, o Ceará tenta confirmar sua reação na Série B do Brasileiro, nesta terça-feira, às 21h, no Ipatingão. O time cearense não perde há três rodadas, com duas vitórias e um empate, com sete pontos conquistados em nove possíveis (aproveitamento de 77,77%).

Como nas quatro primeiras rodadas da competição o Ceará havia somado apenas um ponto, no empate com o Goiás, em 2 a 2, o time de Paulo César Gusmão aparece apenas na 12ª colocação, com oito pontos. Em seus quatro primeiro jogos, a equipe sofreu três derrotas, para América-MG e Guaratinguetá, ambas por 2 a 1, além da goleada para o Guarani, por 4 a 1.

Já o Ipatinga ocupa a 18ª posição, com apenas quatro pontos somados em 18 disputados. Com um jogo a menos, já que a partida contra o Atlético-PR, pela segunda rodada, foi adiada e ainda não realizada, o time do Vale do Aço mineiro empatou com o ABC, em 1 a 1, e venceu o ASA, por 1 a 0. As derrotas fora para Vitória (4 a 0), Avaí (2 a 1), Boa (2 a 1) e Criciúma (3 a 2).

Para tentar interromper a série de derrotas e iniciar uma recuperação na Série B, o Ipatinga continua se reforçando e já contratou 21 jogadores. O último reforço contratado, até o momento, é o atacante Léo, revelado pelo América-MG e que estava no Atlético-PR. O jogador, que tem a velocidade como principal característica, é mais uma esperança de melhorar o rendimento ofensivo.

O Ipatinga é o penúltimo colocado no ranking de gols marcados, com apenas seis – melhor somente que o Grêmio Barueri, lanterna da competição, que balançou as redes adversárias cinco vezes. O Ceará, que já marcou 11 gols, sofreu 13, um a mais que o clube mineiro. Léo, que foi apresentado oficialmente na segunda-feira, deverá ter condições de estrear contra o Guarani, em 3 de julho, em Campinas.

O técnico Mazola Júnior deverá manter o time da derrota para o Criciúma, por ter aprovado o rendimento. Ele considera que a exemplo do Ipatinga, o Ceará ocupa uma posição na tabela abaixo das suas possibilidades. “O Ceará é um adversário dificílimo, com jogadores experientes e que conhecem bem a Série B”, observou.

“A posição do Ceará hoje na tabela é ilusória, assim como a do Ipatinga. São times que ainda brigarão na parte de cima da tabela. Espero que o nosso time faça mais uma boa partida e que saia vitorioso de campo”,  acrescentou o treinador, em entrevista ao site oficial do time ipatinguense.

Pelo lado do Ceará, o técnico Paulo César Gusmão não poderá repetir a escalação do Ceará pela quarta vez seguida na Série B, por causa da suspensão do lateral direito Apodi, que recebeu o terceiro cartão amarelo na vitória sobre o Atlético-PR, por 1 a 0. Paulo Sérgio deverá ser o substituto contra o Ipatinga.

IPATINGA x CEARÁ

Local: Estádio Ipatingão, em Ipatinga (MG)
Data: 26/06/2012 (terça-feira)
Horário: 21h (em Brasília)
Árbitro: Manoel Nunes Lopo Garrido
Auxiliares: Adailton José de Jesus Silva e Elicarlos Franco de Oliveira
Transmissão: pay-per-view

Ipatinga
Bruno; Ruy, Pedrão, Azevedo e Chiquinho; Leanderson, Everton, Leandro Brasília e Wellington Bruno; Márcio Diogo e Tiago Pereira
Técnico: Mazola Junior

Ceará
Fernando Henrique; Paulo Sérgio, Luizão, Daniel Marques e Eusébio; Jardel, Éverton, Robston e Rogerinho; Mota e Romário
Técnico: Paulo César Gusmão