Topo

Série B - 2019

Obrigados a reagir, Ipatinga e Grêmio Barueri fazem duelo dos 'piores' da Série B

Do UOL, em Belo Horizonte

13/07/2012 06h00

Ipatinga e Grêmio Barueri farão, nesta sexta-feira, às 21h, no estádio Ipatingão, no Vale do Aço, o confronto entre as equipes com as piores campanhas da Série B do Campeonato Brasileiro. Mineiros e paulistas, que ocupam as duas últimas posições na tabela, terão de superar o momento ruim para tentar iniciar, na 10ª rodada, uma reação na competição.

O desempenho ruim de ambos se expressa nos números obtidos até agora. Em último lugar, o Barueri somou apenas dois pontos (aproveitamento de 7%) e, sem vencer na competição, empatou duas vezes e sofreu sete derrotas. Logo acima, na 19ª posição (penúltimo), o Ipatinga tem quatro pontos (15% de aproveitamento), com uma vitória, um empate e sete derrotas nos últimos sete jogos.

O Barueri apostou em jogadores “badalados” para disputar a Série B, como Marcelinho Paraíba, Ronaldo Angelim e Jobson, que está de saída, mas não obteve êxito até o momento. Os dois pontos somados ocorreram nos empates com ASA (1 a 1) e Guarani (2 a 2). Nos outros sete jogos, o time paulista foi derrotado por Vitória (1 a 0), ABC (3 a 0), Atlético-PR (3 a 0), Paraná (2 a 1), Boa (4 a 1), América-MG (1 a 0) e Joinville (4 a 0).

“Pior do que está não pode ficar, e nem tem. Acredito piamente que vamos sair desta situação incômoda no campeonato, até por que nada resiste ao trabalho e estamos realizando da melhor maneira possível”, disse o zagueiro Ronaldo Angelim, que se mostrou otimista, apesar da situação complicada.

Com 21 gols sofridos e apenas cinco marcados, o Barueri tem saldo negativo de 16 gols. Para piorar, o atacante Jobson, uma das principais contratações da diretoria, pediu para sair e deve rescindir o contrato. O jogador se revoltou com o técnico Estevam Soares após ser substituído na derrota para o Joinville.

Depois de estrear com empate em 1 a 1 com o ABC e vencer o ASA, por 1 a 0, na sequência, o Ipatinga sofreu sete derrotas e despencou na tabela da competição. O time mineiro perdeu para Vitória (4 a 0), Avaí (2 a 1), Boa (2 a 1), Criciúma (3 a 2), Ceará (2 a 1), Guarani (1 a 0) e para o Atlético-PR, por 1 a 0, na última terça-feira, em jogo adiado da segunda rodada.

Durante a sequência negativa, o técnico Mazola Júnior chegou a revelar que o Ipatinga estava com os salários atrasados e que o problema refletia no rendimento da equipe na Série B. O treinador não deve contar com o zagueiro Pablo, que sofreu lesão no joelho esquerdo início da partida com o Atlético-PR. Seu substituto deve ser Pedrão.

O técnico Mazola Júnior conta com o retorno do meia Wellington Bruno, que cumpriu suspensão contra o Atlético-PR. “A partir de agora, não podemos mais vacilar jogando em casa. Temos a obrigação de ir para cima do Barueri e vencer a partida. Esperamos sair com o resultado positivo para espantarmos a má fase e começarmos a pensar em subir na classificação”, disse o jogador, ao site oficial do Ipatinga.

No Barueri, o técnico Estevam Soares poderá promover a estreia do recém-contrato volante Dionísio. Porém, o treinador não conta com os meias Fernando Gomes e Rafael Chorão, que estão no departamento médico. Para o lugar de Jobson, Marcelinho deve ser o escolhido.

IPATINGA X GRÊMIO BARUERI

Data: 13/7/2012 (sexta-feira)
Local: Estádio Ipatingão, em Ipatinga (MG)
Horário: 21h (de Brasília)
Árbitro: Devarly Lyra do Rosário
Auxiliares: Fábio Faustino dos Santos e Wendel de Paiva Gouveia

Ipatinga
Bruno; Neno, Azevedo, Pedrão e Vinícius; Leanderson, Max Carrasco, Ruy e Wellington Bruno; Eliandro e Djavan
Técnico: Mazola Júnior

Grêmio Barueri
Fernando Leal; Marcos Pimentel, Anderson Salles, Ronaldo Angelim e Diego Giaretta; Wendel, Thiaguinho Elias (Dionísio), Alê e Marcelinho Paraíba; Marcelinho e Wesley
Técnico: Estevam Soares