Topo

Série B - 2019

Desfalcado, América-MG quer seguir no G4 contra ASA, que joga para deixar zona de risco

Do UOL, em Belo Horizonte

04/08/2012 06h00

Ameaçado de perder seu lugar no G4, ao final da 15ª rodada da Série B do Brasileiro, depois de somar apenas quatro dos últimos 12 pontos disputados, todos em território mineiro, o América-MG visita o ASA, em busca de um triunfo que o mantenha entre os quatro primeiros colocados. O adversário americano, por sua vez, precisa fazer prevalecer o mando de campo para deixar a zona de rebaixamento da competição.

O ASA, que vem de um empate com o Bragantino, fora de casa, por 2 a 2, soma apenas 11 pontos ganhos em 42 disputados, o que significa fraco aproveitamento de 26%. O time Bragança Paulista, seu adversário anterior, é exatamente o primeiro clube fora da zona de degola da Série B. Para o time alagoano, aproveitar a fase ruim americana e vencer o jogo é indispensável para tentar reagir no certame.

O América-MG, que não vence há três jogos, vem de duas derrotas seguidas, para Boa Esporte e Joinville, por 2 a 1 e 2 a 0, respectivamente. Além dos resultados negativos e do próprio adversário, que também precisa vencer, o time do técnico Givanildo Oliveira terá de superar os muitos desfalques, que fragilizam a equipe titular e comprovam que o elenco não tem tantas opções como se imaginava.

Diante do ASA, o treinador terá oito desfalques. A lista, que é extensa, começa com o volante Dudu, suspenso pelo terceiro cartão amarelo e também contundido. Todos os demais estão lesionados: o meia Gilberto, o volante Leandro Ferreira, o lateral Boiadeiro, o zagueiro Everton Luiz, o meia Rodriguinho, o atacante Adeílson e o lateral Patrick.

O atacante Fábio Júnior reconhece a situação complicada do América, mas mantém sua confiança na recuperação. “Jogar em Arapiraca é sempre muito difícil. Mas estamos focados, unidos e vamos buscar a vitória. Não podemos nos iludir com a posição deles, porque sempre quem está lá em baixo entra como franco atirador. E não tem jogo fácil nesta Série B. Sabemos da força do Asa dentro de casa, respeitamos isso. Mas temos que fazer a nossa parte”, afirmou o veterano jogador.

Com tantos desfalques, Givanildo Oliveira escalará um meio de campo totalmente reserva, com Agenor, Thiaguinho e Júnior Timbó, além de provavelmente manter o esquema com três atacantes, que não se mostrou produtivo na derrota para o Joinville. Nesse caso, Fábio Júnior atuaria, mais uma vez, ao lado de Alessandro e Rodrigo Pimpão.

No ASA, o técnico Nêdo Xavier, que fez sua estreia contra o Bragantino, comandará a equipe pela primeira vez diante do seu torcedor. E para garantir um bom público na tentativa de firmar a reação, a diretoria do clube adotou a promoção em que mulheres acompanhadas não pagam ingressos, cujos valores são R$ 30 e R$ 20 nas arquibancadas superior e baixa, respectivamente.

Nêdo Xavier, que considerou positivo o empate contra o Bragantino, apesar das muitas reclamações do ASA em relação á arbitragem, quer aproveitar os dois próximo jogos em casa, para o time deixar a zona de risco. Depois de enfrentar o América, o time receberá o Guarani. “Teremos duas partidas em casa, que serão difíceis, mas vamos nos preparar para conseguir bons resultados”, observou o treinador.

O ASA não terá o volante Jorginho, que se contundiu no jogo anterior. Para compensar o desfalque, no entanto, Nêdo Xavier terá à sua disposição o zagueiro Audálio, recuperado de lesão no tornozelo direito, e o volante Cal, que cumpriu suspensão em Bragança Paulista.

ASA x AMÉRICA-MG

América-MG
Neneca; Rodrigo Heffner, Gabriel, Vinícius Simon e Pará; Agenor, Thiaguinho e Júnior Timbó; Rodrigo Pimpão, Alessandro e Fábio Júnior
Técnico: Givanildo Oliveira

ASA
Gilson; Diego Borges, Fabiano e Edson; Gabriel, Cal, Lucas, Didira e Chiquinho Baiano; Roberto Jacaré e Lúcio Maranhão
Técnico: Nedo Xavier

Local: Estádio Coaracy Fonseca, em Arapiraca (AL)
Data: 4/8/2012 (sábado)
Horário: 16h20 (em Brasília)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique
Auxiliares: Marco A Santos Pessanha e Rodrigo Guimarães Pereira
Transmissão: pay-per-view