Topo

Série B - 2019

Com campanhas e metas diferentes, Ipatinga e América-MG se enfrentam de olho no returno

Do UOL, em Belo Horizonte

21/08/2012 06h00

Exatos 20 pontos separam Ipatinga e América-MG, que se enfrentam nesta terça-feira, às 21h, no Ipatingão, na rodada de encerramento do primeiro turno na Série B do Brasileiro. Apesar de terem feito campanhas totalmente diferentes na etapa inicial da competição, em que o time americano venceu nove vezes e a equipe do Vale do Aço apenas três, os dois clubes projetam terminar essa fase com triunfo para obter melhoria no segundo turno.

Na vice-lanterna, com 10 pontos em 54 possíveis (aproveitamento de 18,52%), o Ipatinga tem como objetivo tentar deixar a zona de rebaixamento, o que, no momento, parece difícil de ser alcançado. Com a derrota para o Guaratinguetá, por 3 a 1, na rodada anterior, o time ipatinguense foi superado pelo adversário, está na penúltima colocação e tem oito pontos a menos que o ASA, primeiro clube fora da área de risco.

Já o América-MG, que teve um início muito bom, em que chegou a liderar a competição, acumulou tropeços, em um momento da Série B, saiu do G4, trocou o técnico Givanildo Oliveira por Milagres, mas não abandonou a meta de voltar à Série A em 2013. Na rodada passada, o alviverde mineiro empatou, em casa, com o América-RN, por 1 a 1, no Independência. Dessa forma, ocupa a sexta posição, com 30 pontos, três a menos que o Joinville, que fecha o grupo dos quatro classificados para a elite nacional.

O pensamento dos dois rivais mineiros é terminar com vitória o primeiro turno para buscar seus objetivos nos 19 jogos do returno da Série B. As duas equipes seguem se reforçando para a competição. O América-MG apresentou, nesta segunda-feira, o veterano volante Marquinhos Paraná, ex-Cruzeiro. Já o Ipatinga contratou dois novos atacantes: Douglas, que foi campeão da Copa São Paulo em 2012 pelo Corinthians, e Jonathan, que defendeu o Mamoré no Módulo II do Mineiro.

Para o jogo desta terça-feira, no Ipatingão, o América-MG segue com problemas de desfalques. Os meias Rodriguinho e Gilberto, os volantes Dudu e Leandro Ferreira, o zagueiro Vinícius Simon, o lateral direito Patrick e o atacante Alessandro estão em tratamento médico e fora do jogo com o Ipatinga.

Já o zagueiro Gabriel, que desfalcou o América-MG no empate com o xará potiguar, por causa de suspensão, volta ao time no Ipatingão, e espera ajudar a equipe a vencer o adversário mineiro. “Uma vitória vai nos dar a pontuação que planejamos para esta reta final de turno. Depois teremos 19 partidas para buscarmos nosso acesso à Série A”, comentou o jogador, ao site oficial do clube.

No Ipatinga, o técnico Eugênio Souza confirmou duas mudanças na equipe em relação ao time da derrota para o Guaratinguetá. Na lateral-direita, Neno, lesionado, cederá a vaga a Gedeílson. No meio de campo, o treinador tenta encontrar o substituto de Chiquinho, que foi para o Corinthians, e ele escalará Vinícius Kiss no lugar de Marcel.

“Entrarão esses dois atletas. O Gedeílson entrará por conta da contusão do Neno. Já no meio, a idéia de entrar com o Kiss será para adiantar a nossa marcação, com um jogador mais ofensivo, da forma que estávamos jogando com o Chiquinho”, comentou Eugênio Souza.

IPATINGA X AMÉRICA-MG

Local: Estádio Ipatingão, em Ipatinga (MG)
Data: 21/8/2012 (terça-feira)
Árbitro: Flávio Henrique Coutinho Teixeira
Auxiliares: Marconi Helbert Viera e Pablo Almeida da Costa
Transmissão: pay-per-view

Ipatinga
Helton Leite; Gedeilson, Eron, Tiago Alencar e João Victor; Max Carrasco, Anderson Uchoa, Wellington Bruno e Vinícius Kiss; Márcio Diogo e Bruno Batata
Técnico: Eugênio Souza

América-MG
Neneca; Boiadeiro, Gabriel, Lula e Bryan; Agenor, Glauber, Thiaguinho e Thiago Humberto; Rodrigo Pimpão e Fábio Júnior
Técnico: Milagres