Topo

Série B - 2019

Após 1º turno fraco, times mineiros buscam reação na 2ª fase da Série B a partir de 3ª feira

Do UOL, em Belo Horizonte

26/08/2012 12h04

O primeiro turno da Série B do Brasileiro terminou no sábado sem nenhum time mineiro no G4. Depois de 19 rodadas, o melhor representante mineiro na competição é o América-MG, oitavo colocado com 30 pontos em 57 disputados (aproveitamento de 53%). Mas o time americano encerrou em baixa sua participação na etapa inicial, sem triunfo nos dois últimos jogos.

Os outros dois representantes mineiros, ao contrário, venceram suas partidas de despedidas, mas isso não significa que tenham feito boas campanhas no primeiro turno. O Boa Esporte, que bateu o Bragantino, no Melão, em Varginha, no último jogo, sábado à noite, por 3 a 0, é o 12ª colocado, com 25 pontos (rendimento de 44%).

Já o Ipatinga, que derrotou o América-MG, por 1 a 0, em confronto regional, na última terça-feira, esboçou uma reação nas últimas quatro rodadas, quando venceu três jogos e perdeu outro, somando nove em 12 pontos possíveis. Mas, ao longo do turno, a campanha ipatinguense, que teve quatro técnicos, foi muito ruim, chegando a perder 13 jogos seguidos.

Apesar da reação no final do primeiro turno, o Ipatinga, que enfrentou problema extra-campo, como salários atrasados, jogadores deixando o clube e outros chegando, figura na zona de rebaixamento. O time do Vale do Aço mineiro é o penúltimo colocado, com 13 pontos (desempenho de apenas 23%).

Melhor colocado entre os mineiros, no primeiro turno, o América-MG chega ao returno em queda na classificação e no seu rendimento em campo. O time americano, que iniciou muito bem a Série B, mantendo-se na liderança por algumas rodadas e muitas no G4, entrou em declínio justamente no momento em que se esperava que voltaria à disputa pelo primeiro lugar.

O América-MG teve quatro jogos consecutivos, em julho, em território mineiro, sendo três deles, como mandante, no Independência. Mas, desses 12 pontos, o time americano obteve apenas quatro pontos, com um triunfo e um empate. Já em agosto, o rendimento alviverde, que trocou de técnico, com a saída de Givanildo Oliveira e a entrada de Milagres, foi ainda pior: quatro pontos em 15 disputados, com um triunfo, um empate e três derrotas.

O returno da série B começa nesta terça-feira, com rodada completa. O América-MG receberá o Ceará, às 21h50, no Independência. No mesmo horário, o Ipatinga vai a Natal enfrentar o ABC. O Boa Esporte também inicia o segundo turno como visitante, enfrentando o Avaí, na Ressacada, em Florianópolis, às 19h30.