Topo

Série B - 2019

ABC quer encerrar série de quatro derrotas e frear reação do Ipatinga na Série B

Do UOL, em Belo Horizonte

28/08/2012 06h00

ABC e Ipatinga enfrentam-se, nesta terça-feira, às 21h50, no Estádio Frasqueirão, em Natal, em busca de um returno diferente, já que ambos terminaram a primeira etapa nas cinco últimas colocações da Série B. O time da casa é o 16º colocado, primeiro fora da zona de rebaixamento, com 20 pontos, enquanto o time do Vale do Aço mineiro ocupa a penúltima posição, com 13.

Apesar dos sete pontos que os separam, os dois times viveram momentos opostos na reta final do primeiro turno. O ABC foi derrotado nas quatro últimas rodadas, para América-MG (2 a 0), Boa Esporte (2 a 1), ambos como mandante, e no clássico com o América-RN (1 a 0), em que o mando era do rival.

Já o Ipatinga, que chegou a ser derrotado 13 vezes consecutivas no primeiro turno, reagiu nas rodadas finais e conseguiu três vitórias nos quatro últimos jogos, somando nove em 12 pontos possíveis. Na rodada de encerramento do primeiro turno, o time ipatinguense bateu o América-MG, por 1 a 0, em um confronto regional.

Também internamente a situação dos dois times alterou na reta final do turno. Nesta segunda-feira, a diretoria do ABC anunciou a dispensa de cinco jogadores, entre eles o atacante Washington, ex-jogador do Palmeiras. Além dele, deixaram o clube também Léo Gamalho, Murilo, Berg e Luizão. O elenco, no entanto, ainda tem 37 jogadores.

O Ipatinga, que viveu problemas internos graves, com salários atrasados, que provocaram saídas de jogadores e chegadas de outros, conseguiu definir a base de seu elenco, embora continue se reforçando. O zagueiro Max, que defendeu a equipe em 2010, está de volta.

Ameaçado no cargo, o técnico Ademir Fonseca depende do departamento médico para definir a escalação da equipe. O treinador não deverá contar com o lateral esquerdo Renatinho Potiguar, lesionado. O volante Guto e o atacante Elionar Bombinha são dúvidas.

Já o técnico Eugênio Souza, que é apontado pelos jogadores como o principal responsável pela reação do Ipatinga, deverá manter a mesma formação da vitória sobre o América-MG, pois não tem jogadores lesionados ou suspensos.