Topo

Série B - 2019

Sem artilheiro da Série B, Criciúma recebe o América-MG para se manter 100% em casa

Criciúma terá de superar ausência de Zé Carlos para vencer América em casa - Fernando Ribeiro/Criciúma E. C.
Criciúma terá de superar ausência de Zé Carlos para vencer América em casa Imagem: Fernando Ribeiro/Criciúma E. C.

Do UOL, em Belo Horizonte

08/09/2012 06h00

Criciúma e América-MG, que se enfrentam neste sábado, às 16h, no Estádio Heriberto Hulse, já lideraram a Série B do Brasileiro e eram os principais concorrentes ao título da competição, até a metade do primeiro turno. A situação mudou, não por causa do time anfitrião, atual vice-líder, que continua com boa campanha, mas pelo alviverde mineiro, que caiu de rendimento, trocou duas vezes de treinador e tenta a reação.

Com Mauro Fernandes, o terceiro treinador americano no Campeonato, o América venceu o CRB, por 1 a 0, fora de casa, e empatou, em 0 a 0, como mandante com o Paraná Clube. O técnico comemorou o crescimento do sistema defensivo, já que a equipe não sofreu gols sob o seu comando. Para melhorar o aspecto ofensivo, a aposta é o veterano Fábio Júnior, que volta à equipe após se recuperar de lesão, e atuará ao lado de Alessandro.

Já o Criciúma, que tem o ataque mais positivo da Série B, com 50 gols, não terá o seu goleador Zé Carlos, disparado na liderança da artilharia da Série B, com 20. O atacante teve diagnosticada lesão muscular na parte posterior da coxa direita e deverá desfalcar o time por até três semanas. Apesar do desfalque, a equipe catarinense, que venceu todos seus jogos como mandante até o momento, quer novo triunfo para seguir em busca da liderança.

O Criciúma soma 46 pontos em 66 possíveis (aproveitamento de 70%), três a menos que o Vitória, líder, que visitará o Ipatinga, no Vale do Aço mineiro. O time catarinense é o melhor mandante da competição, já que venceu todos os 11 jogos disputados no Estádio Heriberto Hulse.

O América-MG, por sua vez, ocupa a sétima colocação, com 34 pontos, sete a menos que o São Caetano. O time do ABC paulista fecha o G4 e a equipe americana precisa vencer o vice-líder para não ficar ainda mais distante do grupo de acesso à elite do futebol nacional em 2013. Como visitante, a equipe americana venceu seis jogos e empatou um, perdendo quatro partidas, o que significa aproveitamento de 57,57%.

No lugar de Zé Carlos, o técnico Paulo Comelli poderá promover a estreia de Rodrigo Tiuí ou escalar Gilmar, para formar dupla com Lucca. O artilheiro não será o único desfalque. O lateral-esquerdo Marllon, que foi advertido com o terceiro cartão amarelo contra o Vitória, está suspenso. Ele deverá ser substituído por Willian Simões.

Pelo lado do América-MG, o técnico Mauro Fernandes tem uma dúvida de ordem médica. Ele não sabe se o volante Dudu terá condições de jogo. Caso não possa atuar, Marquinhos Paraná continua no time. Além de Fábio Júnior, o volante Agenor volta à equipe, após cumprir suspensão automática, e Geovanni começará jogando na vaga de Thiago Humberto.

CRICIÚMA X AMÉRICA-MG

Local: Estádio Heriberto Hulse, em Criciúma (SC)
Data: 8/9/2012 (sábado)
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima
Auxiliares: Alexandre Kleinche e Rafael da Silva Alves
Transmissão: pay-per-view

Criciúma
Michel Alves; Ezequiel, Matheus Ferraz, Nirley e Victor Simões; Diego Oliveira, Elias, Giovanni Augusto e Kleber; Lucca e Gilmar (Rodrigo Tiuí)
Técnico: Paulo Comelli.

América-MG
Neneca; Boiadeiro, Gabriel, Everton Luiz e Pará; Agenor, Dudu (Marquinhos Paraná), Leandro Ferreira e Geovanni; Alessandro e Fábio Júnior
Técnico: Mauro Fernandes