Topo

Bragantino aproveita expulsão do goleiro Neneca, vence América-MG e chega aos 21 pontos

Do UOL, em Belo Horizonte

18/09/2012 22h53

Em jogo que teve atleta hospitalizado, pênalti, expulsão de goleiro, muita vontade e pouca técnica, o Bragantino derrotou o América-MG, por 2 a 0, na noite desta terça-feira, no Estádio Nabi Abi Chedid, em jogo isolado e que abriu a 26ª rodada da Série B. Foi apenas o terceiro triunfo do time paulista como mandante, na competição, em 13 partidas.

Melhor em campo desde o primeiro tempo, o Bragantino construiu a vitória nos 45 minutos finais. O primeiro gol saiu em cobrança de pênalti, feita por Mateus, no início da segunda etapa, em lance em que o goleiro americano Neneca foi expulso. O reserva Matheus, que entrou no lugar de Fábio Júnior, não conseguiu fazer a defesa. A equipe da casa aumentou o placar, aos 23 min, por meio de Barbosa.

Com a vitória, o Bragantino, que ainda está longe de deixar a zona de rebaixamento, foi a 21 pontos, mas segue na 18ª colocação. Dessa forma, reduziu de sete para quatro pontos a distância para o Guaratinguetá, clube que abre a zona de risco e que atuará por esta rodada, na próxima sexta-feira, em Florianópolis, diante do Avaí.

Veja também

A derrota, que deixou o time americano com 40 pontos, na oitava posição, atrapalha muito seus planos. Foi a segunda derrota sob o comando do técnico Mauro Fernandes e o América não conseguiu encurtar a distância para o São Caetano, que fecha o G4, com 46 pontos. O pior é que essa distância pode aumentar, já que a equipe do ABC paulista recebe o CRB, em casa, no próximo sábado.

Logo aos 9 min do primeiro tempo, o volante Leandro Ferreira levou uma joelhada involuntária do volante Preto no rosto. Foi levado em ambulância para o Hospital Universitário São Francisco. De acordo com o médico americano Celso Azevedo, em entrevista à Rádio Itatiaia, o jogador está estável, foi submetido a uma tomografia, que não apontou nenhuma fratura no rosto ou crânio.

O Bragantino começou melhor no primeiro tempo, levando perigo à defesa do América-MG, logo aos 3 min, quando o ex-americano Glauber serviu a Barbosa, na área adversária. O atacante do time da casa se enrolou com a bola e permitiu ao goleiro Neneca fazer a defesa. Aos 9 min, Leandro Ferreira levou joelhada de Preto no rosto e foi substituído por Thiaguinho. Logo depois, foi a vez do zagueiro Walter se lesionar e deixar o campo para a entrada do estreante Toninho, contratado ao Vila Nova-GO.

Entre as duas lesões, o lateral direito Jéferson Feijão acertou o travessão do goleiro Neneca, ao tentar um cruzamento. Leandro Ferreira, que chegou a ficar desacordado, teve de ser levado de ambulância para um hospital. A partida foi interrompida, para que o veículo manobrasse dentro do campo. Pouco depois, o jogo voltou a ficar paralisado, por dois minutos, até que fosse providenciado um desfibrilador, aparelho médico obrigatório, como precaução, para a ambulância usada no transporte do jogador.

O América não se acertava em campo, enquanto o Bragantino jogava melhor, mas não conseguia abrir o marcador. A principal oportunidade da equipe visitante foi em cobrança de falta com Pará. A necessidade de vitória dos dois times deixava a partida nervosa, com discussões entre os atletas. Aos 38 min, o ex-atleticano Diego Macedo, que atuou como lateral esquerdo, e Boiadeiro se desentenderam. Os técnicos Mauro Fernandes e Vágner Benazzi chegaram a entrar no gramado para separar os brigões.

Após terminar o primeiro tempo, o árbitro Felipe Gomes da Silva foi cercado por alguns jogadores do time da casa, que reclamavam muito, especialmente o camisa 9 Thiago Chulapa. Já o volante Glauber não viu influência da arbitragem na etapa inicial. “Foi um jogo nervoso, porque nossa equipe precisa do resultado, mas foi um jogo bom”, analisou o volante. Fábio Júnior, por sua vez, disse que o América teve dificuldade para trabalhar a bola, em um jogo marcado por “chutões” para frente.

Logo no começo do segundo tempo, aos 3 min, Barbosa foi lançado em velocidade, Neneca saiu, fez a defesa, mas atingiu o atacante adversário. O árbitro Felipe Gomes da Silva marcou pênalti e expulsou o camisa 1. Os jogadores americanos reclamaram muito. O goleiro reserva Matheus entrou na vaga de Fábio Júnior, mas não conseguiu evitar o gol do xará Matheus, que bateu e converteu a cobrança da penalidade, aos 6 min.

O América-MG tentou, na base da vontade, pressionar, mas cedeu espaço para os contra-ataques do Bragantino, que ampliou sua vantagem, aos 23 min, por meio de Barbosa. O time visitante ainda tentou reagir, mas Alessandro sentiu problema físico e continuou em campo no sacrifício, pois Mauro Fernandes já havia feito as três modificações.

BRAGANTINO 2 X 0 AMÉRICA-MG

Bragantino
Gilvan; Jeferson Feijão (Léo Jaime), André Astorga, Walter (Toninho) e Diego Macedo; Carlinhos, Glauber, Preto e Mateus; Thiago Chulapa (Caion) e Barbosa
Técnico: Vágner Benazzi

América-MG
Neneca; Boiadeiro, Gabriel, Vinícius Simon e Pará; Agenor, Marquinhos Paraná, Leandro Ferreira (Thiaguinho) e Geovanni (Adeílson); Alessandro e Fábio Júnior (Matheus)
Técnico: Mauro Fernandes

Data: 18/9/2012 (terça-feira)
Local: Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP)
Árbitro: Felipe Gomes da Silva
Auxiliares: Wagner de Almeida Santos e Michael Correia
Cartões amarelos: Marquinhos Paraná (A), Glauber (B), Mateus (B), Toninho (B), Boiadeiro (A), Léo Jaime (B), Adeílson (A)
Cartões vermelho: Neneca (A)
Gols: Mateus, aos 6 min, e Barbosa, aos 23 min do segundo tempo

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Bragantino aproveita expulsão do goleiro Neneca, vence América-MG e chega aos 21 pontos - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Série B - 2019