Topo

Série B - 2019

Invicto em casa com atual treinador, Ipatinga pega Criciúma, no duelo entre penúltimo e vice-líder

Do UOL, em Belo Horizonte

22/09/2012 06h00

Penúltimo colocado na Série B, o Ipatinga recebe o vice-líder Criciúma, separados por 33 pontos, neste sábado, às 16h, no Ipatingão, tentando acreditar no recente retrospecto como mandante para derrotar o time catarinense. O adversário, que chegou a liderar a competição por um bom tempo, não é um visitante que chega a assustar. Em 12 partidas sem o mando, venceu três, empatou quatro e perdeu cinco (36% de rendimento).

O confronto deste sábado colocará frente à frente o time de melhor ataque, o Criciúma, que já marcou 52 gols, oito a mais do que o líder Vitória, contra a equipe que mais vezes foi vazada na Série B 2012, até o momento, o Ipatinga, que sofreu 51 gols, três a mais que o lanterna Grêmio Barueri. O time catarinense, no entanto, continuará sem o seu artilheiro Zé Carlos.

O técnico Paulo Comelli cogitava a possibilidade de voltar a escalar Zé Carlos, que não atuou nos três últimos jogos, por causa de lesão na coxa direita. Mas, o atacante foi suspenso pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por dois jogos pela expulsão na vitória sobre o América-RN. Douglas deverá atuar no ataque do Criciúma. Na zaga, Ozeia será mantido ao lado de Matheus Ferraz.

Em situação desesperadora em relação ao rebaixamento, o Ipatinga precisa vencer o Criciúma para continuar acreditando na possibilidade de se livrar da queda, uma possibilidade cada vez mais remota. Com 16 pontos ganhos, o time do Vale do Aço mineiro está a 12 pontos do CRB, que está na 16ª colocação, a primeira fora da zona de risco.

O Ipatinga procura se agarrar ao fato de não ter sido derrotado, em casa, sob o comando de Eugênio Souza, seu quarto treinador na atual edição da Série B. Em quatro partidas, o time ipatinguense venceu Paraná e América-MG e empatou com Atlético-PR e Vitória, que é o líder do certame, com 54 pontos.

Adversário do Ipatinga, o Criciúma soma 49 pontos, cinco a menos que a equipe baiana e precisa do triunfo no Ipatingão para não deixar o Vitória, que recebe o Goiás, no mesmo horário, aumentar a vantagem na primeira colocação. No primeiro turno, jogando como mandante, o time catarinense não teve vida fácil, mas ganhou por 3 a 2.

No jogo contra o Criciúma, o Ipatinga estará desfalcado do zagueiro Eron e do volante Leandro Brasília, ambos suspensos. Tiago Alencar e Bruninho ocuparão as vagas. Já o meia Wellington Bruno deixou o time mineiro. Ele foi contratado pelo Flamengo, nesta sexta-feira, e será substituído por Vinícius Kiss.

Haverá, entretanto, um retorno: o volante Max Carrasco, capitão da equipe, cumpriu suspensão na derrota para o Boa Esporte, por 2 a 1. O técnico Eugênio Souza espera que sua equipe confirme o mando. “Desde que cheguei aqui, minha intenção é tirar o Ipatinga dessa situação ruim. Estamos fazendo bons jogos, principalmente em casa, mas estamos cientes das dificuldades contra o Criciúma”, disse.

IPATINGA X CRICIÚMA
 
Local: Ipatingão, em Ipatinga (MG)
Data: 22/09/2012 (sábado)
Horário: 16h (em Brasília)
Árbitro: Wagner Reway
Auxiliares: Vanderson Antonio Zanoti e Ramires Santos Cândido
Transmissão: pay-per-view
 
Ipatinga
Helton Leite; Gedeílson, Tiago Alencar, Max e João Vitor; Anderson Uchoa, Max Carrasco, Vinicius Kiss e Bruninho; Márcio Diogo e Bruno Batata
Técnico: Eugênio Souza

Criciúma
Michel Alves; Eric, Ozéia, Matheus Ferraz e Marlon; Diego Oliveira, Fransérgio, Kléber e Válber; Douglas e Lucca.
Técnico: Paulo Comelli