Topo

Série B - 2019

Contra lanterna Barueri, América-MG quer acabar com irregularidade e iniciar reação por G4

Rodriguinho volta para melhorar a criatividade do América-MG contra o Barueri - Pedro Vilela/Agif
Rodriguinho volta para melhorar a criatividade do América-MG contra o Barueri Imagem: Pedro Vilela/Agif

Do UOL, em Belo Horizonte

25/09/2012 06h00

Contra o Grêmio Barueri, lanterna da Série B, com apenas 14 pontos em 78 possíveis (aproveitamento de 18%), o América-MG quer iniciar reação que o leve de volta ao G4 da competição. As atuações irregulares americanas sob o comando de Mauro Fernandes, terceiro treinador do time, não o credenciam a postular vaga no grupo de acesso.

O alviverde mineiro, oitavo colocado, com 40 pontos (desempenho de 51%), nove a menos que o São Caetano, não consegue uma sequência de triunfos que o permita se reaproximar do G4, grupo do qual não apenas fez parte, mas como liderou no primeiro turno do certame. A fase de declínio levou à saída de Givanildo Oliveira, substituído por Milagres, que teve curta permanência e cedeu lugar a Mauro Fernandes.

Com o novo treinador, o América tem se mostrado irregular. Em seis partidas sob o comando de Mauro Fernandes, foram três vitórias (CRB, Criciúma e Avaí), duas derrotas (São Caetano e Bragantino), além de um empate (Paraná Clube). A equipe americana goleou o Criciúma, por 4 a 0, no campo do adversário, para em seguida ser goleado pelo São Caetano, por 5 a 2, como mandante. Na última rodada, perdeu por 2 a 0 para o Bragantino, outro ocupante da zona de rebaixamento.

A enorme possibilidade de queda para a Série C do Grêmio Barueri já deixa conformado o técnico Roberto Cavalo, que já fala em planejamento para a temporada 2013. O lanterna da Segundona, não vence desde 31 de agosto, quando bateu o ASA, por 1 a 0, em casa. Nos cinco jogos disputados até agora, em setembro, foram quatro derrotas e um empate.

Para facilitar a tarefa do América-MG, o Grêmio Barueri tem péssimo aproveitamento como visitante, condição em que venceu apenas uma dos seus três triunfos no certame, quando fez 3 a 0 no Ipatinga. Além disso, só pontuou em outros dois jogos, em que empatou e foi derrotado 10 vezes em 13 compromissos longe de seus domínios.

Para vencer o lanterna e seguir acreditando na possibilidade de acesso, o América-MG aposta suas fichas na volta do meia Rodriguinho, que ficou quase 60 dias em tratamento de lesão e muscular. A saída dele coincide com o declínio do time na competição e é apontada pelos americanos como a principal explicação.

Além de Rodriguinho, Mauro Fernandes confirmou a volta do atacante Ewerthon, que cumpriu suspensão em Bragança Paulista, do zagueiro Everton Luis, que tinha sido punido por indisciplina (juntamente com Rodriguinho) e do veterano Gilberto, enquanto o zagueiro Dirceu, recentemente contratado, está concentrado e pode fazer sua estreia. O goleiro Neneca, por sua vez, cumprirá suspensão por sua expulsão.

No Barueri, o zagueiro Toninho, de 34 anos, é mais um jogador dispensado, em consequência do processo de reformulação do elenco do Grêmio Barueri, que dificilmente escapa do rebaixamento. Marcelinho Paraíba, Val Baiano, Tadeu, Marcos Pimentel, Marcus Vinícius, entre outros, já deixaram o clube, que trocou a política de apostar em ‘medalhões’ por jogadores mais jovens.

O técnico Roberto Cavalo tem dúvidas para escalar o time para enfrentar o América e decidiu fazer mistério. Ele sabe que não poderá contar com o volante Dionísio, lesionado, e o atacante Magrão, suspenso pelo terceiro amarelo. Na defesa, ele pode manter os três zagueiros que atuaram na derrota para o Boa, já que Dionísio cumpriu suspensão e se contundiu quando voltaria. No ataque, Henrique Dias ou Negueba disputam a vaga.

AMÉRICA-MG X GRÊMIO BARUERI

Data: 25/9/2012 (terça-feira)
Local: Arena Independência, em Belo Horizonte (MG)
Horário: 21h (em Brasília)
Árbitro: Francisco de Assis Almeida Filho
Auxiliares: Ubiratan Bruno Viana e Izac Marcio da Silva Oliveira
Transmissão: pay-per-view

América-MG
Matheus; Boiadeiro, Gabriel, Everton Luiz e Pará (Bryan); Agenor, Marquinhos Paraná, Gilberto e Rodriguinho; Ewerthon e Alessandro
Técnico: Mauro Fernandes

Grêmio Barueri
Rafael; Alex Lima, Renan e Anderson Salles; Arilson, Douglas Marques, Alê, Rafael Chorão e Márcio Pit; Marcelinho e Henrique Dias (Negueba).
Técnico: Roberto Cavalo