Topo

Série B - 2019

Distante do G-4, Guarani busca reação na Série B diante do lanterna Ipatinga

Do UOL, em Belo Horizonte

05/10/2012 06h01

Sem vencer há três rodadas e mais distante do G-4 (grupo de acesso à primeira divisão), o Guarani tenta reagir na Série B do Brasileiro diante do lanterna Ipatinga, nesta sexta-feira, às 19h30, no estádio Ipatingão, pela 28ª rodada da competição.

A 11 rodadas do encerramento da Série B e com 33 pontos a disputar, o Guarani tem chances remotas de conquistar o acesso à primeira divisão, até porque está a 16 pontos do São Caetano, quarto colocado e primeiro do G-4. A campanha irregular é o principal obstáculo da equipe paulista.

“A gente nunca conseguiu ter um padrão. A campanha e o futebol do Guarani não atraíram o torcedor nem mesmo com o ingresso mais barato. Não tivemos nenhum desempenho de chegada a não ser no jogo contra o Joinville. Já estamos com 27 partidas jogadas e foram poucos jogos bons”, admitiu o técnico Vadão.

Com 36 pontos e 44% de aproveitamento, o Guarani ocupa o 11º lugar com nove vitórias, nove empates e nove derrotas. Em posição intermediária na tabela, o time de Campinas distanciou-se da zona de rebaixamento e abriu 11 pontos do Guaratinguetá, o primeiro fora do grupo dos quatros que caem para a Série C.

Sem vencer desde 11 de setembro, quando derrotou o Grêmio Barueri (penúltimo colocado atualmente), por 1 a 0, o Guarani terá pela frente um adversário em situação bastante complicada. O Ipatinga ocupa a última posição na tabela, com 17 pontos e 21% de aproveitamento.

A cada rodada da Série B, o time mineiro se aproxima matematicamente da queda para a terceira divisão nacional. Atualmente, o Ipatinga está a 11 pontos do CRB, que é o primeiro fora da zona de rebaixamento. Já são oito jogos sem vencer (quatro empates e quatro derrotas). A última vitória ocorreu em 21 de agosto, sobre o América-MG, por 1 a 0.

Em 39 pontos disputados como mandante, o Ipatinga conquistou apenas 12 (31%), com três vitórias (ASA, Paraná e América), três empates e sete derrotas. Atuando como visitante, o Guarani obteve apenas 26% dos pontos, com dois triunfos (São Caetano e Boa Esporte), quatro empates e sete derrotas.