Topo

Série B - 2019

Ipatinga busca se despedir de casa com vitória sobre Guaratinguetá, que ainda tenta se salvar

Do UOL, em Belo Horizonte

17/11/2012 06h00

Rebaixado para a Série C do Campeonato Brasileiro, em 2013, o Ipatinga se despede da cidade do Vale do Aço este ano contra o ameaçado Guaratinguetá, neste sábado, às 16h20, no Ipatingão, em partida cuja expectativa é de público muito pequeno. Se para o time da casa o jogo vale apenas como despedida digna, para a equipe paulista, que ainda tenta se livrar da queda, tem grande importância.

O Guaratinguetá ocupa a 17ª colocação, abrindo a zona de rebaixamento, e soma 37 pontos. Com um a menos que o Bragantino, a primeira equipe fora da área de degola, o Guaratinguetá precisa vencer o Ipatinga e torcer por derrota do clube de Bragança Paulista no duelo contra o Ceará, em Fortaleza, para deixar o Z4 na penúltima rodada.

Se pode terminar a 37ª rodada fora da zona de risco, o Guaratinguetá não pode perder para o Ipatinga sob pena de correr o risco de ter o seu rebaixamento confirmado matematicamente, tornando-se o terceiro time a cair para a Série C em 2013. Isso acontecerá em casos de derrota do Guaratinguetá e vitória do Bragantino.

O Guaratinguetá conviveu com o risco de rebaixamento durante todo o Campeonato Brasileiro da série B. Contra a tentativa do time em seguir livre no torneio, pesa o fato do clube ter vencido somente dois jogos fora de casa, primeiro contra o lanterna Grêmio Barueri e depois outro time mineiro, o Boa Esporte.

Por sua vez, o Ipatinga, que até esboçou reação na reta final da segunda divisão, não conseguiu evitar o rebaixamento em 2012. O time irá apenas cumprir tabela nos dois jogos finais na Série B: Guaratinguetá e América-MG.

O Ipatinga conseguiu os melhores resultados atuando ao lado do seu torcedor, mesmo com baixa média de comparecimento ao estádio, que não se empolgou ao longo da Série B. Dos 31 pontos somados, o Ipatinga, penúltimo colocado, conquistou 25 em seus domínios, com sete vitórias e quatro empates.

Mesmo sem desfalques, o técnico Carlos Octávio do Guaratinguetá fará algumas mudanças no time. Isso porque o lateral esquerdo Ruan, o zagueiro Wendel e o volante Jairo retornam a equipe, após se recuperarem de lesões. No Ipatinga, Eugênio Souza deve manter a escalação da derrota para o Paraná, por 2 a 0, por não ter problemas de lesão ou suspensão.