Topo

Série B - 2019

Com a cabeça em 2013, América-MG encara rebaixado Ipatinga em clima de "despedida"

Do UOL, em Belo Horizonte

23/11/2012 06h00

Em jogo isolado da última rodada da Série B do Brasileiro, o América-MG, que não almeja mais nada na competição e está em processo de reformulação do elenco para 2013, recebe o Ipatinga, já rebaixado à terceira divisão, nesta sexta-feira, às 21h, no Independência. Para o clube do Vale do Aço, a partida pode ser o último da equipe com seu atual nome.

O Ipatinga iniciou processo de mudança de nome e de sede para passar a se chamar Betim Esporte Clube. A iniciativa faz parte de um acordo entre o clube e o prefeito eleito de Betim, Carlyle Pedrosa. A solicitação passará por avaliação da Federação Mineira de Futebol e, posteriormente, da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

A temporada 2012 foi ruim para o Ipatinga. Além de rebaixado para a Série C do Brasileiro, o time do Vale do Aço não conseguiu o acesso à primeira divisão do Campeonato Mineiro, ao ficar em terceiro lugar no quadrangular final do Módulo II (segunda divisão) do Estadual.

Penúltimo colocado na tabela da Série B, o Ipatinga tem a segunda pior campanha da competição e está à frente apenas do Grêmio Barueri, que é o lanterna com 30 pontos. O time do interior de Minas tem 31 pontos e aproveitamento de 28%.

O discurso no Ipatinga é terminar com dignidade a competição. “Lutamos até o fim, mas infelizmente não conseguimos tirar o Ipatinga do rebaixamento. Apesar de todos os problemas, esse grupo nunca jogou a toalha. Nosso objetivo agora é fechar o ano com a cabeça erguida”, observou o atacante Leo, ao site oficial do Ipatinga.

No América, o técnico Vinícius Eutrópio, que estreou no comando da equipe na rodada anterior, aproveita mais uma partida para observar jogadores e dar sequência à montagem do grupo para a próxima temporada. O treinador comandou a equipe no empate com o xará América-RN, em 1 a 1, no último sábado.

Com campanha irregular, o América ocupa o nono lugar na tabela, com 52 pontos, e não tem mais ambição na competição, uma vez que está fora da briga pelo acesso à primeira divisão e não corre risco de ser rebaixado.