Topo

Série B - 2019

Boa fase do Palmeiras tem Wesley armador ao lado de Valdivia

Wesley comemora seu primeiro gol pelo Palmeiras, marcado contra o ABC, na sexta - Leonardo Soares/UOL
Wesley comemora seu primeiro gol pelo Palmeiras, marcado contra o ABC, na sexta Imagem: Leonardo Soares/UOL

Do UOL, em São Paulo

15/07/2013 06h00

Uma olhada rápida para os jogos do Palmeiras contra Oeste e ABC vai identificar Valdivia como um dos fatores de mudança do time de Gilson Kleina, que goleou, convenceu e está em boa fase. Ao lado do chileno, no entanto, se destaca o volante Wesley, de histórico conturbado no clube, mas cada vez mais firme como peça-chave da equipe.

Hoje Wesley é o segundo jogador do time que mais recebe bolas, em média, durante uma partida, segundo o Datafolha. São 31,5 acionamentos por partida, atrás apenas de Luis Felipe, que participa 37,5 vezes na lateral, onde vira uma válvula de escape do Palmeiras.

Wesley também está entre os que mais lançam e dão assistência no time, além de ter um aproveitamento de passes considerável (85,5%). O número fica ainda maior se consideramos que muitos desses passes são distribuídos no ataque, onde a marcação rival está melhor postada e, por isso, tem mais chance de roubar a bola.

Na última sexta, por exemplo, Wesley deu 54 passes no 4 a 1 sobre o ABC, no Pacaembu. Desses, metade aconteceu no ataque e só três, ao todo, foram errados.

Os números mostram a intensidade de participação e, consequentemente, a importância de Wesley para a equipe. “Estou agora na função que eu mais gosto de jogar. Venho de trás com a bola dominada e fica muito mais fácil para mim tendo uma meia pensante como o Valdivia. Ajuda bastante na hora de fazer uma tabela ou uma passagem de bola”, disse Wesley, ao site oficial do Palmeiras.

Virada importante na trajetória do volante, que foi contratado a peso de ouro no ano passado mas, atrapalhado por lesões, nunca repetiu seu melhor momento do Santos de 2010. Na última sexta, ele até marcou seu primeiro gol com a camisa alviverde.