Topo

Contra aliviado ABC, América-MG mira 2014 em busca de motivação

Do UOL, em Belo Horizonte

29/11/2013 06h00

Em jogo que virou ‘amistoso’, pela falta de objetivos dos dois times, o América-MG acena com a escalação de jovens da base contra o ABC, nesta sexta-feira, às 19h30, no Independência, para que o técnico Silas, que continuará em 2014, possa avaliar atletas que pouco atuaram este ano. Ao contrário do adversário, que se livrou do rebaixamento após a partida anterior, o time americano terá de conviver com a frustração pela perda da chance de chegar à rodada final em condições de brigar pelo acesso.

E o América-MG se despedirá da edição 2013 da Série B perto de seu torcedor, que não ficou nada contente com o comportamento da equipe ao longo da competição nos jogos em casa. Apesar de ter vencido suas duas partidas anteriores nessa condição, Atlético-GO (3 a 0) e ASA (1 a 0), o alviverde desperdiçou inúmeras oportunidades de ingressar no G4, quase sempre com empates ou até derrotas inesperadas como mandante.

Na oitava posição, com 56 pontos e apenas 14 vitórias, o América tentará seu terceiro triunfo consecutivo no Independência, depois de perder para o Joinville, fora, resultado que o tirou do páreo. A principal motivação, no entanto, será a observação de jogadores que poderão ser titulares na próxima temporada. A intenção da diretoria americana é manter a base do elenco, com algumas contratações e também com dispensas para abrir espaço a jovens revelados nas divisões de base.

A utilização desses jogadores como titulares diante do ABC é uma estratégia do técnico Silas para motivar a equipe para uma despedida honrosa. A diretoria do clube manteve a promoção, realizada nas últimas rodadas para aumentar o número de torcedores no estádio, e o ingresso será mantido em R$ 5, sendo que crianças de até 12 anos não pagam.

Já o ABC, atingiu o seu objetivo que era o de permanecer na Série B em 2014, depois de passar a competição brigando contra a zona de rebaixamento. Foram 26 rodadas entre os quatro piores classificados, sendo que em grande parte desse período ocupou a lanterna.

A consolidação da permanência do time potiguar na Segundona aconteceu na rodada passada, quando venceu o Avaí, por 1 a 0. Dessa forma, o ABC, 14º colocado, chegou aos 45, não podendo mais ser alcançado pelo Atlético-GO, que abre a zona de degola. Por isso, o técnico Roberto Fernandes deve utilizar um time quase inteiramente reserva.