Topo

Em jogo de oito gols, ABC bate o Vila e assegura sua permanência na Série B

Do UOL, no Rio de Janeiro

21/11/2014 22h48

O ABC assegurou matematicamente sua permanência na Série B do Campeonato Brasileiro ao vencer o Vila Nova por 5 a 3 nesta sexta-feira, no Serra Dourada, pela penúltima rodada da competição. O time potiguar, que marcou com Samuel, Diego Jussani, Ronaldo Mendes, Madson e João Paulo, não poderá ser alcançado pelo Bragantino, primeiro clube dentro da zona de rebaixamento no próximo final de semana.

Por outro lado, a equipe goiana, que descontou com Mateus Anderson, Felipe Macena e Ítallo, já estava rebaixada e cumpriu tabela.

Fases do jogo:

O jogo começou com o Vila Nova surpreendendo o ABC. Com apenas 11 minutos, Mateus Anderson aproveitou uma falha da defesa, passou por dois zagueiros e o goleiro Gilvan antes de deixar sua marca.

A equipe potiguar não se intimidou e conseguiu chegar ao empate, aos 14. O lateral esquerdo Samuel recebeu passe de João Paulo e tocou na saída de Leonardo Diniz. A virada aconteceu sete minutos depois, com Diego Jussani. O meia Ronaldo Mendes cobrou escanteio e o zagueiro subiu mais que a defesa para marcar de cabeça.

O time visitante seguia melhor em campo e marcou mais um, aos 31. João Paulo fez boa jogada individual pelo lado esquerdo, passou pelo goleiro Leonardo Diniz e cruzou para Ronaldo Mendes ampliar a vantagem potiguar.

O ABC controlou sua vantagem e tocou a bola nos minutos finais para assegurar sua vitória parcial. O Vila Nova chegou em lances esporádicos, mas o time visitante terminou mesmo vencendo.

A segunda etapa iniciou com uma chuva forte no Serra Dourada. O gramado estava muito molhado e o ritmo da partida caiu muito. O Vila Nova tentou reagir e aproveitou os espaços dados pelo ABC e criou algumas oportunidades.

O ABC aumentou a vantagem, aos 29, quando o lateral Madson aproveitou um rebote do goleiro Leonardo Diniz e emendou para a rede. Ainda deu tempo para o Vila fazer o segundo, aos 31, com Felipe Macena. O volante aproveitou uma sobra da defesa e recolou a equipe goiana no jogo.

No entanto, o time visitante aproveitou a facilidade da defesa do Vila Nova e marcou o quinto, aos 33. O atacante João Paulo entrou na área pelo lado esquerdo, limpou a jogada e acertou um chute colocado.

O melhor:
João Paulo.
O atacante mostrou habilidade e boa colocação durante toda a partida. O jogador do ABC demonstrou toda sua qualidade em seu gol.

O pior:
Leonardo.
O volante do Vila Nova demonstrou desentrosamento e dificuldade para marcar o rápido time do ABC.

Chave do jogo:
O ABC aproveitou o desentrosado time do Vila Nova para vencer a partida com autoridade. A equipe levou dois gols no segundo tempo por pura falta de atenção. No entanto, em nenhum momento passou a impressão que permitiria o empate dos goianos.

Para lembrar:

Próxima rodada.
Os dois times encerram suas participações na Série B no sábado. O Vila Nova visita a Portuguesa, às 16h20, no Canindé. Por outro lado, o ABC recebe o Bragantino, no mesmo horário, no Frasqueirão.

VILA NOVA 3 x 5 ABC

Data:
21/11/2014 (sexta-feira)
Local: Serra Dourada, em Goiânia (GO)
Árbitro: Sávio Pereira Sampaio (DF)
Auxiliares: Marrubson Melo Freitas (DF) e Nailton Júnior de Sousa (DF)
Cartões amarelos: Bruno Bera (Vila Nova); Marcel e Daniel Amora (ABC)
Gols: Mateus Anderson, aos 11, Samuel, aos 14, Diego Jussani, aos 21, e Ronaldo Mendes, aos 31 minutos do primeiro tempo; Madson, aos 29, Felipe Macena, aos 31, João Paulo, aos 33, e Ítallo, aos 42 minutos do segundo tempo

VILA NOVA
Leonardo Diniz, Wanderson Lima, Wellington, Bruno Bera e Hugo (Victor Mello); Leonardo, Felipe Macena, Mateus Anderson, Lucas Sotero (Caio) e Paulinho (Júlio Vinícius); Itallo
Técnico: Wladimir Araújo

ABC
Gilvan, Madson, Sueliton, Diego Jussani e Samuel; Fábio Bahia, Daniel Amora, Marcel (Somália) e Ronaldo Mendes (Xuxa); João Paulo (João Henrique) e Rodrigo Silva
Técnico: Roberto Fonseca