Topo

Após cinco anos, Luís Henrique repete lance que consagrou Loco no Botafogo

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

12/09/2015 06h00

O lance não sai da memória dos torcedores. Após quatro anos sendo vice-campeão, o Botafogo finalmente despachou o Flamengo e sagrou-se campeão carioca em 2010. A vitória só foi possível graças a um lance um tanto quanto ousado. Loco Abreu, de pênalti, não se intimidou e, de cavadinha, soltou o grito entalado na garganta dos botafoguenses.

Mais de cinco anos depois, um promissor atacante repetiu o lance que consagrou o uruguaio durante a carreira. Luís Henrique, de apenas 17 anos, estava voltando a casa. Nascido no Espírito Santo, voltou ao estado em um jogo pelo Botafogo.

Durante todo o jogo, a torcida pediu para que o técnico Ricardo Gomes colocasse o ‘ídolo local’ em campo. No meio do segundo tempo ele foi convocado. Ficou sem tocar na bola por vários minutos e parecida que sua passagem pela terra natal passaria em branco. Apenas parecia.

Aos 45min, Luís Henrique arrancou e recebeu belo passe de Willian Arão. Apesar da juventude, mostrou frieza e competência para driblar o experiente goleiro Mauro, que o derrubou. Pênalti. Tomas pegou a bola, mas ouviu o grito da torcida pedindo pelo companheiro.

O lance fez sucesso com a torcida na internet. O próprio Loco Abreu compartilhou o gol de Luís Henrique em sua linha do tempo. "Gol de pênalti, de cavadinha, no Botafogo!!!!", comentou. O próprio clube brincou com a situação no Twitter. "Uh, El Lo.. Pera, era o Luís Henrique! Gol de cavadinha a torcida do Botafogo gosta!", postou.

"Não vou chamar a atenção, mas vou conversar com o Luís Henrique. Ele ainda está em formação, tem 17 anos e mostrou muita personalidade. Ele entendeu que como estava 2 a 0, ele ele poderia correr esse risco", disse o técnico Ricardo Gomes.

Luís Henrique abraçou a bola e ouviu provocações do goleiro. Do alto dos seus 37 anos quis desestabilizar o jovem atacante de 17. Nervosismo? Ansiedade? Nada disso. Luís Henrique foi o oposto. Frio e tranquilo. E cruel. De cavadinha deu números finais ao duelo com o Mogi Mirim.

Com a vitória sobre o Mogi, o Botafogo chegou aos 48 pontos e abriu quatro de vantagem para o Paysandu, na vice-liderança, com 44. O Alvinegro volta a campo na próxima terça-feira, quando receberá o Oeste, no Engenhão.