Topo

Ressaca pós-acesso? Botafogo combate relaxamento para garantir título

Ricardo Gomes quer impedir relaxamento do time contra o ABC, na sexta - Vitor Silva/SSPress/Botafogo
Ricardo Gomes quer impedir relaxamento do time contra o ABC, na sexta Imagem: Vitor Silva/SSPress/Botafogo

Rodrigo Paradella

Do UOL, no Rio de Janeiro

16/11/2015 11h00

A euforia no Botafogo pelo retorno à elite do futebol nacional acabou interrompida por uma dolorosa derrota dentro do Nilton Santos por 3 a 0 para o Santa Cruz no último sábado. A derrapada na 36ª rodada da Série B levantou a hipótese de um possível relaxamento após o principal objetivo ser cumprido. E é isso que o Alvinegro quer evitar para não deixar o título escapar.

Mesmo com o deslize em casa, o Botafogo ainda tem tudo para sair campeão da Série B. A primeira oportunidade será às 21h30 desta sexta-feira, no Mané Garrincha, em Brasília, quando o Alvinegro joga por uma vitória simples para conquistar o caneco de forma antecipada. O time ainda deve ter o apoio de sua torcida em peso, já que a região concentra um grande número de admiradores do clube.

A intenção de Ricardo Gomes e dos jogadores é não deixar escapar essa chance. Tudo porque o adversário da última rodada promete não ser dos mais simples: o próprio adversário na luta pelo título, o América-MG. No pior dos cenários – derrota dos cariocas e vitória dos mineiros na próxima rodada, o Alvinegro jogará por um empate no Nilton Santos no dia 28. Mas o melhor seria chegar na data final da competição já com tudo resolvido.

“Isso acontece [relaxamento pelo acesso], tira o peso. O jogador fica mais leve. Mas tem de saber jogar mais leve. A viagem de retorno [do jogo com o Luverdense, na última terça] não foi fácil. Isso pesou. Os jogadores relaxaram, é verdade. Vamos nos preparar diferente na próxima semana e fazer bem diferente no próximo jogo”, adiantou Ricardo Gomes.

O retorno para a primeira divisão foi tratado desde o início do ano como principal objetivo do Botafogo na temporada, o que explica de certa forma a sensação de dever cumprido. Até porque o caso mais recente de um grande carioca na Série B foi bem mais complicado: no ano passado, o Vasco lutou até as últimas rodadas pelo acesso e ficou de fora da luta pelo título da competição.

O desempenho da equipe contra o Santa Cruz no último sábado não agradou nem um pouco a torcida do Botafogo presente ao Nilton Santos. Mesmo eufórica com o retorno à Série A, as arquibancadas não pouparam a equipe ao final do duelo, com direito a vaias e críticas diretas a alguns jogadores, como Carleto, Diego Jardel e Camacho.