Retranca de Givanildo não funciona e Santa Cruz é eliminado da Série D
Do UOL Esporte*
Em São Paulo
A tática de Givanildo Oliveira em tentar segurar o empate para se classificar para a terceira fase da Série D não deu certo. Muito retrancado, o Santa Cruz pouco criou e sofreu um gol ainda no primeiro tempo. Sem conseguir reagir, o time pernambucano levou mais um no final da segunda etapa e acabou perdendo por 2 a 0 para o Guarany-CE, em Sobral, sendo assim eliminado da competição.
OS CONFRONTOS DA TERCEIRA FASE
Com a proposta de Givanildo Oliveira, determinada após a vitória de 4 a 3 no Arruda, o Santa Cruz não poderia se 'dar ao luxo' de errar na defesa, fato este que aconteceu logo aos 19min do primeiro tempo. O Guarany encontrou espaço para o passe de Bismarck para Danilo Pittbull, que ganhou na velocidade de Menezes e bateu no alto, muito forte, sem chances para o goleiro Tutti.
Bem marcados, os meias Elvis e Jackson não apresentavam a criação necessária para o Santa Cruz reagir. Na etapa final, apenas no primeiro minuto, o Guarany teve três chances para ampliar; na terceira delas, a bola carimbou o travessão depois de cabeceada em cobrança de escanteio. Precisando do empate, o time pernambucano começou a dar espaço aos anfitriões.
De tanto tentar, o Guarany chegou ao segundo gol e praticamente 'matou' a partida. Aos 33min, Léo Olinda acertou um chute espetacular de fora da área e acertou no ângulo, fazendo a festa dos torcedores presentes no estádio Juncão. Ainda houve tempo para o goleiro Tutti ser expulso e deixar o Santa Cruz com um jogador a menos, 'obrigando' Elvis a ir para o gol.
Outros classificados
Com dois gols de Éder, o Joinville-SC voltou a vencer o Iraty-PR pelo mesmo placar do jogo de ida (2 a 0) e avançou para a próxima fase. Outro time que conseguiu novo triunfo foi o Operário-PR, que bateu o Metropolitano-SC por 3 a 2 (após 1 a 0 em Ponta Grossa) fora de casa e segue vivo na competição.
O Brasília-DF, com dois gols de Thiago Silva, conseguiu reverter o resultado do jogo de ida (1 a 0 em Feira de Santana) e venceu o Fluminense-BA por 3 a 0. No clássico mineiro, o Uberaba-MG recebeu o Tupi-MG e, depois de empate em 2 a 2 no primeiro jogo, superou o rival por 2 a 0 - com dois de André Nascimento - e também avançou.
Em Belém, no Mangueirão, o Remo foi surpreendido pelo Vila Aurora de Rondonópolis. O time paraense havia empatado em 0 a 0 na partida de ida, e neste domingo ficou no 1 a 1 com a equipe do Mato Grosso. Como sofreu um gol em casa, deu adeus à competição.
Outro time eliminado foi o CSA, que depois de sofrer uma goleada de 5 a 0 em São Luís apenas empatou por 2 a 2 em Maceió. No último jogo do domingo, o América-AM perdeu por 4 a 2 para o Mixto, em Mato Grosso, mas mesmo assim garantiu vaga na próxima fase, já que fez mais gols fora de casa que o adversário (no jogo de ida, venceu por 3 a 1)
* atualizada às 19h11