CBF autoriza e 1ª final da história da Arena do Grêmio será pela Série D

Carmelito Bifano, Jeremias Wernek e Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre*

Arena do Grêmio - novo estádio do clube
Arena do Grêmio - novo estádio do clube

A primeira final da história da Arena não terá o Grêmio. Nesta quarta-feira a CBF autorizou o Juventude a mandar o jogo de ida da final da Série D do Brasileirão no novo estádio do tricolor. No domingo, o time de Caxias do Sul recebe o Botafogo-PB, às 17h, e de quebra fica marcado na trajetória do estádio inaugurado em dezembro de 2012.

O fato curioso é reflexo da perda de mando de campo do Juventude e também da negociação do time da Serra com a OAS, parceira do Grêmio na construção do estádio.

O ofício do Juventude foi enviado horas depois do encerramento do prazo legal, mas a CBF acatou o pedido e confirmou em seu site oficial a Arena como palco do jogo de ida da decisão. O principal argumento para a mudança é a maior facilidade de deslocamento para o Botafogo-PB.

"A escolha pela Arena agrada a todo mundo. Fica próximo de Caxias, não obrigará o Botafogo a viajar até a Serra e também a CBF, que exige a distância e um estádio que seja desconhecido das duas equipes", afirmou o presidente do Juventude, Raimundo Demore, ao UOL Esporte.

Juventude e a construtora OAS tem estreitado o relacionamento nos últimos meses. O clube de Caxias do Sul negocia com a empresa uma parceria de cogestão e o acordo para o jogo é mais um passo no entendimento entre as partes.

Ao mesmo tempo que se aproxima do Juventude, a empresa se distancia do Grêmio. Recentemente houve muita discussão sobre preços dos ingressos nas partidas do Tricolor. O presidente gremista, Fábio Koff, chegou a dizer que o contrato de ligação com a parceira é 'perverso' ao clube, que precisa pedir autorização para treinar e paga para jogar na Arena, segundo o mandatário. Autorizar o jogo decisivo soa, também, como afronta ao clube.

Na terça-feira, a CBF chegou a indicar o primeiro jogo da decisão da Série D na Arena Alviazul, em Lajeado. Porém, como as cidades ficam a 83 quilômetros e o regulamento da competição exige 100, o Juventude foi obrigado a encontrar outro estádio para a realização da partida.

*Atualizada às 18h05min

UOL Cursos Online

Todos os cursos