Na primeira partida da final do Campeonato Catarinense, neste domingo, o Avaí sapecou o arquirrival Figueirense por 3 a 0 e deu um grande passo para a conquista do título estadual. Os gols foram marcados por Nunes, Felipe Alves e Cléber Santana completou com um golaço de falta.
O Figueirense não lembrou aquele time de goleadas e boas atuações da fase classificatória, quando terminou na liderança nos dois turnos, e foi envolvido pelas excelentes atuações dos meias Mika e Cléber Santana, do Avaí, cedendo à pressão do rival.
O Leão esteve melhor na Ressacada desde o primeiro minuto de jogo, e com uma postura ofensiva dominou as ações de ataque no primeiro tempo. Após grande jogada de velocidade de Robinho, o atacante encontrou Nunes sem marcação na área do Figueirense, que com muita frieza abriu o placar para o Avaí, incendiando a torcida azul em Florianópolis.
Na segunda etapa, o Leão continuou melhor e logo aos três minutos ampliou com Felipe Alves, após jogada espetacular de Mika. Empurrado por sua alucinada torcida , o Avaí queria mais e seis minutos depois Cléber Santana fez um lindo gol de falta, deixando o goleiro Wilson, do Figueirense, sem se mexer.
O inexperiente técnico Branco, do Figueirense, fez suas duas substituições de sempre com Luiz Fernandes no lugar de Doriva eFranco Niell no lugar de Fernandes, mas não deu resultado. O Figueirense teve poucas chances sem sorte alguma, isolando os chutes a gol e se desesperando cada vez mais. Ao término do jogo, a torcida do Avaí fez muito barulho e exaltou a garra de seus jogadores, desacreditados durante a temporada.
Esta foi apenas a terceira vez que Avaí e Figueirense se encontraram na final do Catarinense. Na primeira ocasião o Avaí levou o título, em 1975, e na outra decisão, em 1999, o Figueirense se sagrou campeão. Agora, depois do primeiro jogo desta edição, o Figueirense tem de vencer o Leão pelo mesmo placar para ficar com o título, sem disputa de pênaltis.