Topo

Ceará quer repetir campanha e manter soberania no segundo turno do Cearense

Do UOL Esporte

Em São Paulo

09/03/2011 07h03

Na noite desta quarta-feira três jogos darão início ao segundo turno do Campeonato Cearense. Com o Ceará sobrando na competição e já garantido na decisão, as outras 11 equipes buscam quebrar a invencibilidade do alvinegro e ainda impedir que o único time do Estado na elite do futebol nacional conquiste o título de forma antecipada.

No primeiro turno o Ceará foi muito superior que os rivais. Na fase de classificação foram nove vitórias e apenas dois empates, o que fizeram a equipe encerrar esta etapa cinco pontos à frente do rival Fortaleza. Na semifinal o alvinegro não tomou conhecimento do Horizonte e goleou por 4 a 0, já na decisão a equipe encontrou um pouco mais de dificuldade no “Clássico-Rei”, mas com uma vitória por 1 a 0 garantiu o título e um lugar na finalíssima.

“Nós comemoramos a conquista do primeiro turno, mas para os jogadores, o returno já começou. Aqui no Ceará é assim. Vamos continuar trabalhando forte para podermos comemorar de verdade no final”, disse o zagueiro Erivélton, mostrando que o Ceará está determinado em repetir a campanha do primeiro turno.

Quem decepcionou no primeiro turno foi o Ferroviário, terceiro grande clube da capital. A equipe fez a pior campanha entre os 12 participantes conquistou apenas duas vitórias e um empate, e, neste momento, estaria rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Cearense ao lado do Quixadá.

Para a estreia no segundo turno da competição, contra o Limoeiro, às 21h50 (de Brasília), no estádio , o técnico Dimas Filgueiras vai escalar o que tem de melhor à sua disposição, inclusive pode promover a estreia do meia Thiago Humberto, contratado na última semana, e que já está regularizado.

O Fortaleza estreia no returno contra o Tiradentes, às 20h15, no estádio do Pici, e precisa ficar com o título desta fase para disputar a decisão com o maior rival. Para partida desta quarta técnico Flávio Araújo poderá contar com Guto e Gilmak, liberados pelo departamento médico.Segundo o treinador a derrota na final do primeiro turno já faz parte do passado.

“Sentimos a derrota na final do turno, mas temos que levantar a cabeça logo, porque o segundo turno já começa. Temos uma partida difícil contra o Tiradentes, mas temos que começar o segundo turno com uma vitória. Queremos disputar a final do Estadual e conquistar o penta”, declarou o treinador.

Ainda nesta quarta jogam os dois outros semifinalistas do primeiro turno, Guarani de Juazeiro x Horizonte. A rodada de abertura do returno será completada nesta quinta com mais três jogos: Itapipoca x Icasa, Quixadá x Guarany de Sobral e Ferroviário x Crato.