Gramado e Internet ruins e cão em campo afetam imagem de estádio xodó da Argentina

Carlos Padeiro

Em La Plata (Argentina)

  • EFE/Leo La Valle

    Cachorro invadiu o campo de La Plata durante Brasil x Venezuela, no último domingo

    Cachorro invadiu o campo de La Plata durante Brasil x Venezuela, no último domingo

A organização da Copa América faz propaganda do recém-reformado Estádio Único Ciudad de La Plata como o mais moderno da América Latina. Entretanto, bastaram duas partidas pelo torneio continental para os defeitos da arena em La Plata, a 60 km de Buenos Aires, surgirem.

A imprensa teve dificuldade para trabalhar porque o sistema de Wi-fi praticamente não funcionou. Entre os jornalistas de diversos países, muitas reclamações. "Estou com saudade da África do Sul", comentou um deles, em referência à sede da última Copa do Mundo.

Em campo, ficou visível que o gramado apresentava buracos com areia e a bola não rolava perfeitamente. Mano Menezes lamentou.

"A condição do gramado atrapalhou um pouco. Sempre via um tufo de grama levantando nas divididas", opinou o treinador da seleção brasileira, após o empate por 0 a 0 com a Venezuela, no último domingo.

O fato mais inusitado foi a invasão de um cachorro, por volta dos 28min do primeiro tempo. O animal entrou por trás do gol do goleiro Vega, atravessou todo o campo, passou perto de Julio Cesar e saiu pela entrada principal, caminho para os vestiários, sem que ninguém o interceptasse. A torcida gostou e aplaudiu.

O estádio, xodó dos argentinos, começou a ser erguido em 1998 e foi inaugurado em 2003. Em 2007 entrou em reforma e teve as portas abertas novamente em fevereiro deste ano, com uma grande festa e a presença da presidente Cristina Kirchner e de personalidades do esporte local.

O governo da Província de Buenos Aires, proprietário do campo, gastou R$ 380 milhões na reforma, com ajuda de parceiros. A administração fica a cargo dos governos da província e do município e dos dois clubes da cidade, o Estudiantes e o Gimnasia y Esgrima.

De fato a arena é muito bonita, com aspecto de primeiro mundo. É a única na Argentina inteiramente coberta nas arquibancadas e tem capacidade para 36 mil espectadores sentados. No alto, sobre o centro do campo, um moderno placar eletrônico com telão transmite os jogos em tempo real. A grama é móvel e pode ser retirada para receber shows ou pisos de outros esportes, como tênis e basquete. A banda irlandesa U2 realizou três apresentações em março.

A abertura da Copa América, na última sexta-feira, teve casa cheia para Argentina 1 x 1 Bolívia. Nesta primeira fase, o Único de La Plata ainda será palco de Uruguai x México, pelo grupo C. Depois, receberá um jogo das quartas de fina, um da semi e a disputa para definir o terceiro colocado. A final será no Monumental de Nuñes, em Buenos Aires.

UOL Cursos Online

Todos os cursos