Topo

Na estreia do técnico Guilherme, Ipatinga vence Rio Branco-ES pela Copa BR

Do UOL Esporte

Em Belo Horizonte

23/02/2011 22h55

O ex-atacante Guilherme conseguiu estrear com o pé direito no comando do Ipatinga. Com o novo treinador no banco de reservas, o time do Vale do Aço derrotou o Rio Branco-ES, por 1 a 0, na noite desta quarta-feira, em Vitória, capital do Espírito Santo e deu passo importante para se classificar para a segunda fase da Copa do Brasil de 2011.

Apesar da vitória nesta quarta-feira, no Espírito Santo, o Ipatinga não conseguiu eliminar o jogo de volta, para isso precisaria vencer com diferença de dois gols e terá de enfrentar o Rio Branco em Ipatinga, no próximo dia 2, pelo jogo de volta da primeira fase da Copa do Brasil. O time do Vale do Aço joga por um empate simples para ficar com a vaga.

Guilherme ficou no banco de reservas do clube mineiro pela primeira vez nesta quarta-feira. Com apenas dois dias de treinos, o treinador manteve a base do time titular que vinha jogando no Campeonato Mineiro e conseguiu estrear com vitória na Copa do Brasil.

O resultado positivo servirá para amenizar a forte pressão que Guilherme vem encontrando no Ipatinga neste começo de trabalho. O time faz uma campanha ruim no Campeonato Mineiro, onde somou apenas um ponto e é o lanterna da competição.

Sob o comando de Guilherme, o Ipatinga tenta repetir em 2011, depois de quatro anos fora da competição, repetir o feito da sua penúltima participação na Copa do Brasil. Em 2006, comandado pelo técnico Ney Franco o time mineiro chegou às semifinais do torneio nacional, sendo eliminado para o Flamengo, que se tornou o campeão desta edição.

Guilherme aprovou a estreia com vitória, apesar de ter reconhecido que o Ipatinga deixou a desejar no segundo tempo. "Primeiro tempo foi melhor, o segundo a gente deixou a desejar, mas para a primeira partida foi boa, uma boa estreia", disse o treinador.

Atuando em casa, o Rio Branco iniciou a partida pressionando o Ipatinga. O time do Espírito Santo criou duas oportunidades claras de abrir o marcador, mas pecou na finalização. Nos 15 primeiros minutos, o time mandante era todo ataque e se mostrava melhor na partida.

Mostrando dificuldade, principalmente para chegar ao ataque, o time mineiro conseguiu ao gol em uma jogada de bola parada. O volante Léo Medeiros, em cobrança de falta, marcou o 1 a 0, aos 20 minutos do primeiro tempo. Depois, o Ipatinga segurou o resultado até o final da primeira etapa.

O segundo tempo foi parecido com o primeiro, o Rio Branco voltou com tudo buscando o empate, pressionou o Ipatinga que não conseguia sair do campo de defesa. Apesar da superioridade, o time da casa pecava na finalização e perdeu muitas chances de\empatar o jogo, mas não conseguiu.