Topo

'Michael Jackson' faz 4, e Palmeiras, com 2 homens a mais, goleia Comercial e avança

Adriano comemora um de seus quatro gols na vitória do Palmeiras sobre Comercial-PI - Folhapress
Adriano comemora um de seus quatro gols na vitória do Palmeiras sobre Comercial-PI Imagem: Folhapress

Paula Almeida

Em São Paulo

02/03/2011 23h48

Com uma semana de atraso, o Palmeiras garantiu nesta quarta-feira sua classificação para a segunda fase da Copa do Brasil. E com direito a goleada de Adriano Michael Jackson. Após vencer o Comercial-PI por apenas 2 a 1 no jogo de ida, na semana passada, o time alviverde teve alguns problemas nesta noite no Pacaembu, mas contou com a expulsão de dois jogadores adversários, goleou por 5 a 1, com quatro gols de seu excêntrico atacante e um de Gabriel Silva, e avançou no campeonato. O próximo adversário será o Uberaba-MG, que eliminou o Santa Helena logo no primeiro jogo.

KLEBER PREOCUPA E DEVE SER DESFALQUE

Como se não bastasse a grave lesão de Dinei no quadril e a dificuldade da diretoria em contratar um centroavante, o Palmeiras ganhou mais um problema entre seus homens de frente. Nesta quarta, ainda no 1º tempo da partida contra o Comercial-PI pela Copa do Brasil, Kleber sentiu dores na perna direita, teve de ser substituído por Luan e preocupou os médicos do clube.

Antes de desencantar no segundo tempo com os tentos de ‘Michael Jackson’, que fez gol pela terceira partida, o time paulista sofreu com a saída do atacante Kleber, lesionado, ainda na etapa inicial (leia o box ao lado) e com um pênalti desperdiçado por Valdivia.

Mas com dois homens a mais em campo e com uma superioridade técnica inquestionável, os comandados do técnico Luiz Felipe Scolari fizeram o trabalho necessário, acordaram após as vaias da torcida e selaram a classificação.

O jogo

O Palmeiras não deu tempo para o Comercial-PI entrar no jogo e logo no primeiro lance já levou perigo à meta do goleiro Neto, em cabeceio de Kleber. O cenário de ataque contra defesa continuou, e em pelo menos outras três oportunidades teve chances claras de gol.

PRINCIPAIS LANCES

PRIMEIRO TEMPO
1min - Marcos Assunção faz longo lançamento, Valdivia ajeita e Kleber tenta o cabeceio. O goleiro Neto espalma para fora.
6min - Valdivia faz bela jogada, toca para Adriano, recebe de volta e tenta encobrir o goleiro, que tira com a ponta dos dedos. No rebote, Adriano tenta o arremate, a bola desvia na zaga e vai para fora.
24min - QUASE!!! Tinga arranca até a linha de fundo, e toca para Cicinho, que rola para Adriano. O atacante chuta à meia-força, a bola desvia na zaga e passa rente à trave.
34min - INACREDITÁVEL!!! Luan tenta o chute cruzado e erra, mas a bola sobra para Adriano que, com chance claríssima de gol, joga para fora.
SEGUNDO TEMPO
16min - GOOOLLL!!! Após tabela entre Patrik e Valdivia dentro da área, a bola sobra para Adriano, que empurra para o fundo da rede a abre o placar.
20min - GOOOLLL!!! Marcos Assunção cobra falta com perfeição na cabeça de Adriano, que finaliza para o gol.
27min - GOOOLLL!!! Binha aparece sozinho na frente de Deola e toca no canto do goleiro.
32min - GOOOLLL!!! Patrik cruza da direita na cabeça de Adriano, que pega Neto no contrapé e faz mais um.
34min - GOOOLLL!!! Bola levantada na área, e Adriano faz mais um de cabeça.
38min - GOOOLLL!!! DO PALMEIRAS!!! Bola lançada na área do Comercial, Adriano chuta cruzado mas Neto espalma. No rebote, Gabriel Silva empurra para o fundo do gol.

Totalmente pressionado, o Comercial se limitava a arriscar apenas em contra-ataques muito rápidos pela direita, com Barata e Toni puxando as jogadas. Foi assim que o time até conseguiu dois gols, ambos de Zé Rodrigues, mas os dois anulados por impedimento – o primeiro deles assinalado incorretamente.

O domínio incontestável do Palmeiras, porém, ficou abalado aos 25min do primeiro tempo, quando Kleber, que vinha formando boa dupla de ataque com Adriano, sentiu dores na perna direita e teve de ser substituído por Luan. Frequentemente utilizado como ponta esquerdo, o camisa 21 teve de ser improvisado como homem de área e mostrou suas dificuldades ao errar arremates razoavelmente fáceis.

Desorganizado ofensivamente e penalizado pelas finalizações erradas, o Palmeiras perdeu força, e apesar de manter o controle da partida, não conseguiu abrir o placar na etapa inicial.

O Comercial voltou mais animado para o segundo tempo e passou a se arriscar mais vezes no ataque. O ímpeto dos piauienses, porém, acabou quando Rafael fez pênalti em Adriano e foi expulso. No lance, o Palmeiras ganhou um pênalti que Valdivia cobrou muito mal e desperdiçou.

Apesar da defesa do pênalti pelo goleiro Neto, a situação do Comercial ficou ainda pior quando Evandro também foi expulso, e o time piauiense ficou com dois a menos em campo. O técnico Aníbal Lemos sacou o centroavante Zé Rodrigues para tentar recompor a defesa, e aí sim o Palmeiras ficou absoluto no jogo.

Com uma superioridade técnica e numérica, não demorou para que enfim o Palmeiras desencantasse. Em menos de cinco minutos, Adriano marcou dois gols e garantiu a classificação. O Comercial ainda conseguiu diminuir com Binha, mas Adriano voltou a aparecer, fez outros dois gols de cabeça, Gabriel Silva fez mais um, e a classificação alviverde ficou garantida.