Topo

Vasco segura pressão do Coritiba, perde o jogo, mas fatura o título da Copa do Brasil

Jogadores do Vasco recebem a taça após a conquista da Copa do Brasil, em Curitiba - Heuler Andrey/DiaEsportivo/AGIF
Jogadores do Vasco recebem a taça após a conquista da Copa do Brasil, em Curitiba Imagem: Heuler Andrey/DiaEsportivo/AGIF

João Carlos de Santa e Pedro Ivo Almeida

Em Curitiba

08/06/2011 23h54

O Vasco é campeão da Copa do Brasil. Mesmo com a derrota por 3 a 2, na noite desta quarta-feira, no Couto Pereira, a equipe cruzmaltina faturou o título inédito da competição e o seu quinto em nível nacional (quatro brasileiros). Alecsandro e Eder Luís fizeram os gols dos cariocas, enquanto Bill, Davi e Willian marcaram para os paranaenses.

Como venceu o jogo de ida por 1 a 0, em São Januário, o Vasco, apesar da partida nervosa e da pressão do time da casa, em nenhum momento ficou sem o título durante a partida no Couto Pereira.

Alecsandro abriu o placar, o Coritiba virou ainda no primeiro tempo. Na etapa final, Eder Luis empatou, Willian ainda marcou o terceiro dos paranaenses, mas faltava o quarto que não saiu.

Na sua campanha vitoriosa na edição 2011 da Copa do Brasil, o Vasco disputou um total de 11 partidas (a equipe conseguiu eliminar o jogo de volta contra o Comercial-MS, pela primeira fase da competição), somando cinco vitórias, cinco empates e apenas uma derrota até o título inédito desta quinta-feira.

Com a conquista, o Vasco, além de aumentar sua sala de troféus, é o primeiro representante do país na Copa Libertadores da América de 2012. O Cruzmaltino, campeão em 1998, já disputou sete edições da principal competição sul-americana, sendo que a última aconteceu em 2001 (eliminado nas quartas de final).

O jogo

Precisando vencer, no mínimo, por dois gols de diferença, o Coritiba, empurrado pela sua torcida, começou a partida pressionando. Porém, aos 12 minutos, na primeira investida do Vasco, Alecsandro colocou os cariocas em vantagem.

Com o placar adverso, o Coritiba teria que vencer por 3 a 1 para ser campeão. O gol mexeu com o time e, paralelamente, acomodou o Vasco. Aos 27, Marcelo Oliveira tirou Marcos Paulo e colocou Leonardo, deixando os paranaenses mais ofensivos. Por pura coincidência, dois minutos depois, Bill empatou. No fim do primeiro tempo, aos 44, Davi virou a partida.

Na etapa final, o Coritiba voltou para o “tudo ou nada”, mas foi o Vasco, com Eder Luis, aos 12 minutos, que fez o gol e empatou o jogo. Aos 21, entretanto, Willian, num golaço, fez o terceiro do Coritiba.

A partir daí, foi pressão dos paranaense e os cariocas se defendendo. Melhor para o Vasco, que conseguiu segurar o ímpeto do Coritiba, e saiu do Couto Pereira, mesmo com a derrota, com o título inédito da Copa do Brasil.

LEIA O QUE MARCOU O JOGO DESTA QUARTA-FEIRA EM CURITIBA

LASERS ATACAMHOMENAGEM A RONALDOATÉ A ORAÇÃO VALE
Comuns como meio de tentar desconcentrar rivais, os lasers verdes voltaram a "atacar" em Curitiba. A polícia militar agiu e teve de tirar um torcedor do Coritiba da arquibancada do Couto Pereira.Após marcar também na partida de ida da decisão, Alecsandro voltou a balançar as redes. Ele comemorou com o dedo estendido, como Ronaldo Fenômeno, e também homenageou o filho Yan.Para os jogadores substituídos no segundo tempo Diego Souza e Felipe, valeu até rezar no banco de reservas, diante da pressão do Coritiba.

CONFIRA OS PRINCIPAIS LANCES DA PARTIDA REALIZADA NO COUTO PEREIRA

PRIMEIRO TEMPOSEGUNDO TEMPO
7min - Jonas cobra falta, Fernando Prass pula no canto direito e manda a bola para escanteio12min - GOOOLLLL DO VASCO!!! Eder Luis recebe na entrada da área e chuta. A bola faz uma curva, Edson Bastos vacila e ela entra
12min - GOOOLLL DO VASCO!!! Eder Luis recebe de Diego Souza e, dentro da área, rola para Alecsandro marcar21min - GOOOLLL DO CORITIBA!!! Willian aproveita rebote da zaga e manda uma "bomba" no ângulo esquerdo de Fernando Prass. Golaço!!!
29min - GOOOLLL DO CORITIBA!!! Leonardo levanta a bola na área, Jonas toca de cabeça para Bill, que também de cabeça, deixa tudo igual22min - Rafinha faz boa jogada pela esquerda e cruza para dentro da área. Leonardo não alcança e a bola vai pela linha de fundo
36min - Eder Luis faz boa jogada pela direita e cruza na boa para Alecsandro. Emerson chega antes e salva o Coritiba29min - Bill recebe dentro da área, fica na frente de Fernando Prass, mas Anderson Martins corta na hora certa e manda a bola para escanteio
44min - GOOOLLL DO CORITIBA!!! Rafinha recebe a bola dentro da área e chuta para a defesa parcial de Fernando Prass. No rebote, Davi "fuzila" e desempata48min - Bernardo recebe de Eder Luis e chuta para a grande defesa de Edson Bastos
MAIS NOTÍCIAS SOBRE O CORITIBAMAIS NOTÍCIAS SOBRE O VASCO