Topo

De volta à Copa do Brasil após 5 anos, Cruzeiro encara, na estreia, rival desconhecido no Acre

Vágner Mancini diz que tradição no torneio tem de servir de trunfo para Cruzeiro chegar ao penta - Washington Alves/Vipcomm
Vágner Mancini diz que tradição no torneio tem de servir de trunfo para Cruzeiro chegar ao penta Imagem: Washington Alves/Vipcomm

Do UOL, em Belo Horizonte

07/03/2012 06h00

De volta à competição da qual é recordista de títulos ao lado do Grêmio, o Cruzeiro inicia a Copa do Brasil, torneio que disputou pela última vez em 2007, contra adversário desconhecido, até porque o Rio Branco, do Acre, só estreará no Campeonato Acreano no final de semana e nos últimos cinco meses não disputou uma partida oficial.

O confronto será nesta quarta, às 22h (de Brasília), na Arena da Floresta, na capital acriana. Se houver necessidade, o jogo da volta ocorrerá no dia 22 – pelo regulamento, se o visitante vencer por diferença acima de um gol, o mandante é eliminado. O vencedor do confronto enfrentará São Mateus-ES e Chapecoense-SC.

Assim como o Grêmio, o Cruzeiro tem quatro títulos da Copa do Brasil (1993, 1996, 2000 e 2003). Por ter disputado a Libertadores, o time mineiro disputou a competição nacional pela última vez há cinco anos. O retorno ao torneio em que divide a hegemonia com o tricolor gaúcho mexe com o elenco celeste.

“Sei a força da camisa. Temos que fazer com que os atletas entendam que esse peso é favorável à gente. É uma equipe que já chegou à final, é tetracampeã e pode chegar ao penta”, observou o técnico Vágner Mancini, campeão da Copa do Brasil em 2005, quando dirigia o Paulista.

O Cruzeiro chega à estreia na competição embalado por quatro vitórias no Campeonato Mineiro. Depois de iniciar o Estadual com derrota para o Guarani, por 1 a 0, a equipe celeste recuperou-se e venceu Tupi (3 a 0), Nacional de Nova Serrana (4 a 2), Democrata-GV (2 a 0) e América-TO (2 a 0). Com 12 pontos, é o vice-lidera da competição regional.

Apesar de o Cruzeiro ter contratado dez reforços, Vágner Mancini optou por formar a base do time com atletas que já estavam no clube. Dos contratados, apenas o volante Marcelo Oliveira é titular atualmente. O lateral direito Marcos, que estava emprestado ao Bahia, assumiu uma vaga na equipe em seu retorno.

Para a partida de estreia, Mancini não conta com o meia Montillo, que apresentou um problema no púbis e foi vetado, e o atacante Wellington Paulista, que cumpre suspensão por causa de expulsão na última rodada do Brasileirão 2011.

O treinador confirmou que Wallyson será o substituto de Wellington Paulista. Para a vaga de Montillo, Vágner Mancini decidirá entre o atacante Walter, que deixaria o time mais ofensivo, e o volante Rudnei, se optar por uma marcação mais forte no meio-campo.

O Cruzeiro terá pela frente um adversário que não disputa uma partida oficial há cinco meses. O Rio Branco, que disputa apenas amistosos neste ano, não joga desde a derrota para o América-RN, por 3 a 0, em 8 de outubro, pela Série C.

RIO BRANCO X CRUZEIRO

Data: 7/3/2012 (quarta-feira)
Horário: 22h (Brasília)
Local: Arena da Floresta, em Rio Branco (AC)
Árbitro: Arnoldo Vasconcelos Figarela (RO)
Assistentes: Márcia Lopes Caetano (RO) e Ronieri Costa Alleyen (RO)

Rio Branco
Alencar Baú; Rafael Lopes, Rodrigão e Rubran; Ednei, Didão, Ismael, Neném e Neílson; Douglas e Juliano César
Técnico: Samuel Cândido

Cruzeiro
Fábio; Marcos, Leo, Victorino e Diego Renan; Leandro Guerreiro, Marcelo Oliveira, Rudnei e Roger; Wallyson (Walter) e Anselmo Ramon
Técnico: Vágner Mancini

Atualizada às 12h44