Topo

Atlético-MG inicia busca por 1º título da Copa BR e tenta evitar zebra de rival sem técnico

Embalado por seis vitórias no Mineiro, Atlético estreia no Mato Grosso do Sul - Bruno Cantini/Site do Atlético-MG
Embalado por seis vitórias no Mineiro, Atlético estreia no Mato Grosso do Sul Imagem: Bruno Cantini/Site do Atlético-MG

Do UOL, em Belo Horizonte

14/03/2012 06h00

Recordista de participações na Copa do Brasil, o Atlético-MG inicia a caminhada em busca do título inédito diante do Cene-MS, nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília), em Dourados. Embalado pela boa campanha no Estadual, o time mineiro quer evitar surpresa logo no começo da competição, como ocorreu no ano passado.

ALERTA ANTES DA ESTREIA NO TORNEIO

  • Bruno Cantini/site oficial do Atlético-MG

    Zagueiro Réver afirma que Atlético tem de tomar cuidado com 'as pedras pequenas' no caminho

Na temporada 2011, o Atlético não passou da segunda fase. Depois de eliminar o Iape-MA, com duas vitórias, por 3 a 2 e 8 a 1, o time alvinegro deu adeus à competição ao ser derrotado por 2 a 1 no jogo de ida com o Grêmio Barueri e empatar sem gols na partida de volta.

Remanescente no grupo, Réver alerta sobre os riscos neste início de competição. “A gente tem de estar atento para que não possamos tropeçar nessas pedras pequenas, até porque as grandes a gente vai enxergar e as pequenas são as mais difíceis. Então, espero que a gente não possa ter surpresa e sim surpreender a equipe do Cene”, observou o zagueiro.

O Atlético já havia sido eliminado outras três vezes na segunda fase: em 1999 pelo Bahia, em 2001 pelo Goiás e em 2004 pelo Santo André. Apesar de ser o clube que mais disputou a Copa do Brasil, ao lado do Vitória-BA, ambos com 22 participações, a equipe mineira jamais chegou à final do torneio.

O Atlético foi semifinalista em duas temporadas - em 2000 parou no São Paulo e em 2002, no Brasiliense -, caiu 10 vezes nas quartas de final e seis nas oitavas. E ficou fora da Copa do Brasil somente na edição de 1993.

Os mineiros se apegam à boa campanha no Estadual para iniciar bem o torneio nacional. O time comandado por Cuca é o líder isolado do Mineiro com 100% de aproveitamento. Venceu os seis jogos que disputou e somou 18 pontos.

Para a estreia na competição, Cuca conta com o retorno do volante Pierre, que cumpriu suspensão pelo terceiro cartão amarelo na vitória sobre o Nacional por 4 a 2 no último sábado, pelo Estadual. A dúvida fica por conta de iniciar com Mancini ou Carlos César no meio-campo.

Caso o zagueiro Rafael Marques e o volante Leandro Donizete, ambos com problema físico, sejam vetados, Cuca confirmou que Luiz Eduardo e Serginho iniciarão a partida.

O Cene ficou sem treinador no final de semana passado. Éder Taques, que estava havia dez dias no clube, pediu demissão no último domingo, alegando problemas pessoais. O time será comandado interinamente pelo gerente de futebol, Paulo Muller.

CENE-MS X ATLÉTICO-MG

Data: 14/3/2012 (quarta-feira)
Horário: 22h (Brasília)
Local: Estádio Douradão, em Dourados (MS)
Árbitro: Antônio Denival de Morais (PR)
Assistentes: Luiz Souza Santos Renesto (PR) e Arestides Pereira da Silva Jr. (PR)
Transmissão: TV Globo Minas

Cene-MS
Alan; Jailson, Jaime, Alberto e Alexandre; Fabrício, Sergio, Robson (Marcelinho) e Willian; David e Marcelo
Técnico: Paulo Muller (interino)

Atlético-MG
Renan Ribeiro; Marcos Rocha, Réver, Rafael Marques (Luiz Eduardo) e Richarlyson; Pierre, Leandro Donizete (Serginho), Escudero e Mancini (Carlos César); Guilherme e André
Técnico: Cuca

Atualizada às 13h18