Topo

Na 1ª decisão do ano do centenário, América-MG pega Boavista, que estreia o técnico Andrade

Campeão pelo Flamengo, técnico Andrade estreia pelo Boavista contra o América-MG - VIPCOMM
Campeão pelo Flamengo, técnico Andrade estreia pelo Boavista contra o América-MG Imagem: VIPCOMM

Do UOL, em Belo Horizonte

14/03/2012 06h00

Depois do empate sem gols, em São Januário, há uma semana, América-MG e Boavista decidem, nesta quarta-feira, às 20h30, na Arena do Jacaré, a vaga à próxima fase da Copa do Brasil. Essa é a primeira decisão americana no ano de seu centenário e, para seguir na competição nacional, sem precisar dos pênaltis, a equipe mineira terá de vencer o jogo. O clube carioca, por sua vez, estreará o técnico Andrade, ex-Flamengo.

  • Divulgação/América-MG

    Givanildo esconde a escalação do América-MG e demonstra preocupação com desgaste físico

Empate com gols garante a classificação ao Boavista, enquanto a repetição do resultado da primeira parte do confronto de 180 minutos leva a definição para a decisão por pênaltis. O pensamento americano é fazer prevalecer o mando de campo e também o bom futebol apresentado no Campeonato Mineiro, no qual é o terceiro colocado.

O desempenho atual nos estaduais é um diferencial entre os dois clubes que se enfrentam em Sete Lagoas, nesta quarta-feira. O América-MG vem de vitória, de virada, sobre o seu xará, em Teófilo Otoni, por 2 a 1, chegando aos 15 pontos em 18 possíveis (aproveitamento de 83,33%). A única derrota foi no clássico para o Atlético-MG, por 2 a 1, quando o time de Givanildo Oliveira saiu à frente e atribuiu a derrota à arbitragem.

O Boavista trocou de técnico, após duas derrotas seguidas para Macaé e Resende, por 3 a 2 e 2 a 0, respectivamente. Alfredo Sampaio foi dispensado e Andrade, que foi campeão Brasileiro pelo Flamengo, em 2009, assumiu o cargo na última segunda-feira. O Boavista, que fez boa campanha na Taça Guanabara, quando terminou em 3º lugar no Grupo B, não repete a dose na Taça Rio, já que somou apenas três pontos em nove possíveis. O único triunfo foi na 1ª rodada, sobre o Flamengo, por 2 a 1.

“Aceitei vir para o Boavista porque acredito no potencial dos jogadores. É uma equipe de qualidade, que só precisa resgatar a autoestima. Todos me receberam muito bem nesses dois dias de trabalho e estamos confiantes em fazer uma grande partida”, afirmou Andrade, em entrevista ao site oficial do clube.

A troca de treinador é considerada por jogadores do América como um fator de motivação para o Boavista. “É difícil prever como vem o time do Boavista. Eles estão com um novo técnico (Andrade) e todos vão querer mostrar um bom futebol, são jogadores experientes, temos que ir com cautela, pressionar a equipe deles para buscar o resultado”, afirmou o meia Rodriguinho.

O técnico Givanildo Oliveira, que está preocupado com o desgaste da ‘maratona’ de jogos do América e com o pouco tempo de treinamento, ainda não definiu a formação do seu time. “Tenho algumas dúvidas para o jogo, inclusive não treinamos, não fizemos nenhum treino coletivo. A sequência está pesada, mas o grupo suportou bem, estamos jogando bem”, analisou o treinador americano.

Já o técnico Andrade tem escalada a equipe do Boavista, que se classifica com vitória por qualquer placar ou empate com gols. Segundo Andrade, sua equipe precisa jogar com inteligência e sem afobação. “Com muita união e dedicação podemos embalar e buscar uma sequência de bons resultados, começando por este confronto com o América”, destacou.