Topo

Na estreia, Coritiba tenta impor peso de vice-campeão diante do Nacional-AM

Meia Rafinha se recuperou de uma tendinite e volta ao time do Coritiba, nesta quarta, em Manaus - Divulgação/Coritiba
Meia Rafinha se recuperou de uma tendinite e volta ao time do Coritiba, nesta quarta, em Manaus Imagem: Divulgação/Coritiba

Do UOL, em Curitiba

14/03/2012 06h13

Carregando o peso de ser o vice-campeão da última disputa da Copa do Brasil, o Coritiba estreia nesta quarta-feira no torneio, diante do Nacional-AM, com  a responsabilidade de tentar repetir a campanha que o levou a decidir o título com o Vasco, no ano passado. A partida acontece às 20h30 (horário de Brasília), em Manaus.

O time, que ainda não perdeu na temporada, joga com o objetivo de eliminar a partida de volta. Para isto, precisa vencer por dois gols de diferença. Os jogadores, porém, esperam encontrar dificuldades diante da equipe amazonense.

“É um jogo difícil, um campo que a gente não conhece, um clima que lá deve ser bastante quente, bastante abafado. Vai acabar nos atrapalhando um pouco, mas o pensamento é de tentar eliminar o [o segundo] jogo”, disse o atacante Roberto, que foi relacionado pelo primeira vez pelo técnico Marcelo Oliveira. 

Esta será a 17ª participação do time coxa-branca na Copa do Brasil. Seu retrospecto é o melhor entre os clubes paranaenses. Além do vice-campeonato de 2011, já chegou três vezes às semifinais. Nestas ocasiões, foi eliminado duas vezes pelo Grêmio, em 1991 e 2001, e uma pelo, Internacional, em 2009.

A equipe que entra em campo nesta quarta estará bastante modificada em relação à que disputou a edição passada. Mesmo assim, o técnico Marcelo Oliveira evita fazer comparações com o time que ganhou 24 jogos seguidos em 2011.

“Eu evito comentar muito este assunto. Não cabe a mim ficar lamentando os jogadores que já não estão aqui. Cabe valorizar o atual elenco”, disse ele.

Embora o técnico não tenha divulgado a escalação, a equipe alviverde deve ter apenas uma mudança em relação à que venceu o Iraty por 5 a 1, domingo passado. O meia Rafinha, que se recuperou de um lesão na coxa, estará de volta. Marcel deve começar jogando no ataque, que pode ter a estreia de Roberto, recentemente repatriado do Japão.

O Nacional terá alguns desfalques, entre eles o do artilheiro do time, o atacante Leonardo, que já marcou 10 gols na temporada. O substituto deveria ser Garanha, mas ele sente dores musculares e pode não jogar.  O time amazonense jogará motivado pois vem de um bom resultado pelo Estadual. No sábado passado, venceu o Princesa do Solimões por 2 a 1, fora de casa, e colocou a mão no título do primeiro turno do campeonato.

NACIONAL-AM X CORITIBA

Data: 14/03/2012 (quarta-feira)
Local: Estádio Sesi Manaus, em Manaus (AM).
Horário: 20h30
Árbitro: Dewson Fernando de Freitas da Silva/PA (CBF)
Assistentes: Marcio G. Correia Dias/PA e Luis Diego Nascimento Lopes/PA

Nacional-AM
Jairo; Amaral, Cristóvam, Marthony e Edvan; Alexandre, Álvaro, Clayton e Hugo; Garanha (Altair) e Charles
Técnico: Léo Goiano

Coritiba
Vanderlei; Jackson, Pereira, Emerson e Lucas Mendes; Junior Urso, Djair, Gil, Lincoln e Rafinha; Marcel (Roberto)
Técnico: Marcelo Oliveira