Topo

Escaldado por vexames, Atlético-PR decide vaga contra 'azarão' Sampaio Corrêa

Após mais de 40 dias, Paulo Baier retoma o posto de titular do Atlético-PR, nesta quinta - Geraldo Bubniak/Foto Arena/AE
Após mais de 40 dias, Paulo Baier retoma o posto de titular do Atlético-PR, nesta quinta Imagem: Geraldo Bubniak/Foto Arena/AE

João Carlos de Santa

Do UOL, em Curitiba

15/03/2012 06h12

O Atlético-PR precisa vencer o Sampaio Corrêa, nesta quinta-feira, às 19h30, na Vila Capanema, para passar à próxima fase da Copa do Brasil. Depois de ser derrotado por 2 a 1, na partida de ida, o time rubro-negro não tem, teoricamente, uma missão tão difícil, pois necessita de apenas uma vitória simples, jogando dentro de casa.

A equipe luta, porém, contra um histórico de vexames em disputas de vagas, atuando em seus domínios. Em 2008, foi eliminado pelo Corinthians-AL, na primeira fase. Depois de dois empates por 1 a 1, perdeu por 4 a 3 nas penalidades, na Arena da Baixada. Anteriormente, em 2006, em situação semelhante à desta quinta, caiu diante do Volta Redonda-RJ. Após perder o jogo de ida por 2 a 1, não passou de um empate sem gols na Arena e caiu na segunda fase.

O técnico Juan Carrasco, porém, sequer cogita um desastre semelhante e garante que o time buscará a vitória desde o início da partida.  " Nós iremos jogar para ganhar. Sempre tratamos de jogar para frente para vencer. Todos sabem que a prioridade maior é voltar para a Série A. Ganhar o Campeonato Paranaense e a Copa do Brasil é difícil, mas estamos preparados para ganhar tudo", comentou.

Um dos trunfos da equipe é seu sistema defensivo, em jogos como mandante. Neste ano, o Atlético ainda não levou gols jogando dentro de casa. Já são nove partidas de invencibilidade de sua defesa.

E é justamente na defesa que está a única dúvida de Carrasco. Manoel, que se recupera de uma cirurgia de nariz, não treinou na quarta-feira e pode não jogar. Neste caso, Bruno Costa e Gustavo formarão a dupla de zaga. A novidade, já confirmada pelo técnico, é o retorno de Paulo Baier ao posto de titular, depois de 45 dias. Com isso, Renan Foguinho perde a posição. O volante Deivid, que foi poupado no jogo com o Rio Branco, no domingo passado, também volta.

O Sampaio Corrêa procura jogar o favoritismo para o adversário, mas o discurso dos jogadores e dirigentes é otimista, pois o time se classifica com um empate, por qualquer placar.  "O Atlético é favorito, mas o Sampaio vai se classificar, apesar de o time deles ter uma folha de R$ 2 milhões, enquanto que a despesa do Sampaio é de R$ 120 mil mensais. Nossa equipe tem amplas condições de voltar classificada", disse o presidente Sérgio Frota, ao site oficial do clube maranhense.

ATLÉTICO-PR x SAMPAIO CORRÊA

Data: 14/03/2012
Local: Estádio Durival Britto e Silva, em Curitiba-PR
Horário: 19h30 (de Brasília)
Arbitro: Pablo dos Santos Alves (ES)
Auxiliares: Fabiano da Silva Ramires (ES) e Ramires Santos Candido (ES)

Atlético-PR
Rodolfo; Pablo, Manoel (Bruno Costa), Gustavo e Heracles; Deivid, Paulo Baier e Harrison; Bruno Furlan, Marcinho e Bruno Mineiro.
Técnico:  Juan Carrasco

Sampaio Corrêa
Rodrigo Ramos, Arlindo Maracanã, Germano, Johildo e Deca; Luiz Maranhão, Eloir, Kléo e Cleitinho; Júnior Chicão e Edgar
Técnico: Josué Teixeira