Topo

Atlético-MG e Goiás iniciam confronto na Copa do Brasil em clima de revanche

André espera que o Atlético quebre mais um tabu e supere elimine o Goiás pela 1ª vez  - Bruno Cantini/Site do Atlético-MG
André espera que o Atlético quebre mais um tabu e supere elimine o Goiás pela 1ª vez Imagem: Bruno Cantini/Site do Atlético-MG

Do UOL, em Belo Horizonte

25/04/2012 06h00

Envolvidos em duelos decisivos pelos estaduais, Goiás e Atlético-MG iniciam, nesta quarta-feira, no Serra Dourada, o primeiro dos dois confrontos pelas oitavas de final da Copa do Brasil em clima de revanche. No quarto encontro de ambos pelo torneio nacional, os goianos levam ampla vantagem sobre o time mineiro, que foi eliminado nos outros três.

RECEITA PARA EVITAR SURPRESA

  • Site oficial do Goiás

    Experiente atacante Iarley diz que Goiás tem de aproveitar o mando de campo e vencer em casa

Goiás levou a melhor sobre o Atlético em duelos ocorridos em 1989, 1990 e 2001. Em seis confrontos pela Copa do Brasil, o time goiano venceu três, contra um triunfo da equipe mineira e dois empates. Na competição deste ano, os adversários fazem campanhas diferentes.

Enquanto o Atlético precisou de dois jogos para avançar às oitavas de final, o Goiás entrou em campo quatro vezes. Na primeira fase, o time mineiro eliminou o Cene-MS, ao vencer por 3 a 1 (até a segunda fase, a vitória do visitante por diferença maior que um gol dispensa o jogo de volta). Já os goianos derrotaram o Paulista, por 3 a 2, em Jundiaí, e levaram a decisão para Goiânia. O triunfo por 3 a 0 selou a classificação.

Pela segunda fase, o Atlético despachou o Penarol-AM com uma goleada por 5 a 0, em Manaus. Depois de empatar com o América-MG em 0 a 0, na Arena do Jacaré, o Goiás derrotou os mineiros por 4 a 3, no Serra Dourada, e avançou no torneio.

A partir das oitavas de final, os dois confrontos são obrigatórios. A partida de volta está marcada para a próxima semana, na quinta-feira 3, marcado para o estádio Independência, que será reinaugurado nesta quarta-feira. O vencedor do duelo enfrenta o ganhador de São Paulo e Ponte Preta.

As duas equipes vivem momentos decisivos em suas competições estaduais. Depois de empatar em 1 a 1 no primeiro jogo das semifinais, no último domingo em Juiz de Fora, o Atlético volta a enfrentar o Tupi, sábado, em jogo que vale classificação para a final do Campeonato Mineiro.

O Goiás ampliou a vantagem nas semifinais do Campeonato Goiano ao vencer o Vila Nova, por 1 a 0, no primeiro confronto, e ficou mais próximo da decisão. Até porque poderá perder por um gol de diferença, na segunda e decisiva partida do próximo domingo, para chegar à final.

Tabu e jogo duro

Um dos mais experientes do elenco, o atacante Iarley espera dificuldades e pediu para seu grupo atuar de forma dura para evitar surpresa. “Essa partida será muito difícil porque o Atlético possui um time muito rápido. Por isso, precisamos jogar duro para conseguirmos vencer esse primeiro jogo em nossa casa”, afirmou o jogador.

Para o compromisso desta quarta, o zagueiro Rafael Toloi acabou sendo confirmado na segunda-feira. O jogador deixou o clássico contra o Vila Nova, domingo, no intervalo porque sentia dores musculares na coxa direita. No entanto, após reavaliação ele foi liberado para jogar. Quem também poderá retornar é o zagueiro Ernando, que se recuperou de contusão, mas deverá ficar no banco.

No Atlético, além de manter a invencibilidade na temporada, que já dura 14 jogos, sendo 11 vitórias e três empates, a meta é quebrar o tabu diante do Goiás. “O Atlético tem sido um time que vem quebrando tabu, nunca havia ganho do Botafogo e ganhou no Engenhão, então o Atlético vem quebrando escritas”, observou o atacante André.

Sem contar com o atacante Guilherme, o zagueiro Rafael Marques e o meia-atacante Wesley, que estão vetados pelo departamento médico, Cuca informou que o volante Pierre e o meia Bernard, que apresentam problemas físicos, são dúvidas para a partida desta quarta-feira.  

GOIÁS X ATLÉTICO-MG

Data: 25/4/2012 (quarta-feira)
Horário: 21h50 (Brasília)
Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)
Árbitro: Cláudio Francisco Lima e Silva (SE)
Assistentes: Cleriston Clay Barreto Rios (SE) e Ivaney Alves de Lima (SE)
Transmissão: ESPN, Sportv2 e Globo Minas

Goiás
Harlei; Peter, Rafael Toloi, Valmir Lucas (Ernando) e Egídio; Amaral, Marcos Paulo (Thiago Mendes), Ramon, Thiago Humberto e Netinho; Iarley
Técnico: Enderson Moreira

Atlético-MG
Giovanni; Marcos Rocha, Réver, Luiz Eduardo e Richarlyson; Pierre (Serginho), Leandro Donizete, Fillipe Soutto, Danilinho e Bernard (Mancini); André
Técnico: Cuca