Topo

Desfalcado, Bota encara o Vitória no reencontro de Elkeson com o 'temido' Barradão

Elkeson e Maicosuel serão as armas do Botafogo contra o Vitória no Barradão - Fernando Soutello/AGIF
Elkeson e Maicosuel serão as armas do Botafogo contra o Vitória no Barradão Imagem: Fernando Soutello/AGIF

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

02/05/2012 06h00

Após a conquista do título da Taça Rio, o Botafogo terá nova ‘decisão’ pela frente: o Vitória, nesta quarta, às 21h50, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. O confronto, no entanto, terá duas peculiaridades. A primeira fica por conta dos desfalques de Loco Abreu, Jefferson, Renato, Fellype Gabriel e Jobson, que estão lesionados e não entrarão em campo. A segunda será o reencontro de Elkeson com o time baiano, que o revelou em 2009 e onde foi vice-campeão do torneio nacional. Desde que saiu do rubro-negro, o meia ainda não havia enfrentado sua ex-equipe.

BOTAFOGO NÃO TERÁ LOCO E MAIS QUATRO PARA JOGO CONTRA O VITÓRIA

  • A conquista da Taça Rio foi muito comemorada pelo Botafogo, entretanto, as partidas finais trouxeram prejuízos para o Alvinegro na sequência dos jogos. Além de Renato, com uma entorse no tornozelo esquerdo, o Glorioso não poderá contar com Loco Abreu, Jefferson, Andrezinho e Fellype Gabriel. Quem revelou foi o técnico Oswaldo de Oliveira em coletiva nesta terça-feira em General Severiano. Com dores musculares e buscando recondicionamento físico, Jobson também não seguirá com a delegação para Salvador.

Além dos desfalques, o Glorioso terá que enfrentar o histórico nada favorável de jogar no Barradão. São 16 jogos, com quatro vitórias alvinegras, três empates e nove derrotas. Esses resultados representam um fraco aproveitamento de 31,25%. Em números gerais, o Alvinegro continua em desvantagem. São 28 jogos, com oito vitórias, oito empates e 12 derrotas. “É sempre muito difícil jogar no Barradão. A torcida deles ajuda muito e incentiva bastante a equipe. Nosso time está preparado para essas dificuldades de jogar na casa deles e vamos tentar surpreender”, disse Elkeson.

Após soltar o grito de campeão do segundo turno do Carioca, o técnico Oswaldo de Oliveira não recebeu boas notícias de seu departamento médico. Renato, que ficou de fora da final da Taça Rio por causa de uma entorse no tornozelo esquerdo, ainda não está em condições de entrar em campo. Jobson não se recuperou de dores musculares e busca recondicionamento físico.

Na decisão, o Botafogo ganhou mais quatro desfalques. Loco Abreu voltou a reclamar de um desconforto na coxa esquerda, a mesma que havia tido na disputa da Taça Guanabara. Jefferson sente fortes dores no braço esquerdo, oriunda de um choque com Diego Souza, do Vasco. Fellype Gabriel, por sua vez, se reapresentou com o joelho direito completamente inchado - teve que fazer uma punção no local. Já Andrezinho sofreu novo estiramento muscular, mas, desta vez, na coxa esquerda.

“O Jefferson não vai jogar, nem o Fellype, nem o André, e nem o Loco. Todos estão lesionados. Eles não têm condições nem de começar o jogo. O Jefferson teve uma queda, nem pegou a bola hoje. O Abreu sentiu o adutor de novo. E o joelho operado do Fellype está bem inchado, ele fez uma punção. Os outros jogadores vão ter de se sacrificar”, disse o técnico Oswaldo de Oliveira.

O treinador já determinou quais serão os substitutos. Renan assume a camisa 1 e Jadson entrará na vaga de Renato ao lado de Marcelo Mattos. Mais centralizado, Felipe Menezes substitui Andrezinho enquanto Herrera será o único atacante da equipe no lugar de Loco Abreu.

Vitória também desfalcado

Não é apenas o Botafogo que sofre com desfalques. O Vitória não poderá contar com sua força máxima para o confronto. Marquinhos ainda não se recuperou da lesão muscular na coxa direita e não poderá entrar em campo. O jogador não atua desde a goleada da equipe sobre o Feirense por 6 a 1, dia 15 de abril, pela fase de classificação do Campeonato Baiano. Ele passará por um novo exame de ressonância magnética na quinta e existe a possibilidade dele ser aproveitado no Ba-Vi, domingo, pela decisão do estadual.

Além do meia, o zagueiro Rodrigo e o atacante Neto Baiano também não participaram do último treinamento antes da partida desta quarta. O primeiro apareceu com uma bolsa de gelo na panturrilha esquerda e o segundo com uma na coxa esquerda. Entretanto, a dupla não preocupa e está confirmada para o jogo contra o Glorioso.

VITÓRIA X BOTAFOGO

Data: 02/5/2012, quarta-feira
Horário: às 16h (de Brasília)
Local: Barradão, em Salvador (BA)
Transmissão na TV: Band, Sportv 2
Árbitro:  Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Marcio Eustaquio Santiago (MG) e Rafael da Silva Alves (RS)

VITÓRIA
Renan; Léo, Victor Ramos, Rodrigo e Wellington Saci; Uellinton, Michel, Pedro Ken e Giovanni; Rildo e Nato Baiano
Técnico: Ricardo Silva

BOTAFOGO
Renan, Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Jádson, Maicosuel, Felipe Menezes e Elkeson; Herrera
Técnico: Oswaldo de Oliveira