Topo

Cruzeiro trabalha defesa para evitar gols do Atlético-PR e não ser obrigado a golear adversário

Goleiro Fábio diz que evitar sofrer gols é responsabilidade de toda a equipe celeste - Washington Alves/VIPCOMM
Goleiro Fábio diz que evitar sofrer gols é responsabilidade de toda a equipe celeste Imagem: Washington Alves/VIPCOMM

Do UOL, em Belo Horizonte

07/05/2012 06h00

Uma das preocupações do Cruzeiro para a partida da volta das oitavas de final da Copa do Brasil, contra o Atlético-PR, na próxima quarta-feira, às 22h, na Arena do Jacaré, é não levar gols, para não ter de golear o adversário. O desempenho da defesa da celeste, porém, caiu de rendimento e há sete jogos o time tem as redes balançadas.

A partir do empate por 2 a 2 com o Atlético-MG, pela penúltima rodada da primeira fase do Campeonato Mineiro, o Cruzeiro sempre levou gols em seus jogos. O time empatou por 1 a 1 com Chapecoense, pela segunda fase da Copa do Brasil, levou dois na vitória sobre Uberaba, pelo Estadual, e um novamente da Chapecoense, no jogo da volta.

Nas semifinais do Campeonato, o time celeste teve as redes balançadas por cinco vezes nas duas derrotas para o América-MG, equipe que o eliminou do Mineiro. No primeiro jogo contra o Atlético-PR, em Curitiba, a equipe perdeu por 1 a 0 e agora se classifica com vitória por mais de um gol de diferença.

Para o goleiro Fábio, os gols sofridos nos últimos jogos não são apenas responsabilidade dos zagueiros. Segundo o camisa 1 cruzeirense, outros setores não estão ajudando na marcação.

“Defensivamente, mas também em termos gerais, precisamos da ajuda dos outros setores. Falta concentração da equipe e isso nos últimos jogos tem atrapalhado bastante o Cruzeiro”, analisou o jogador.

O zagueiro Alex Silva, que fez sua estréia com a camisa celeste no último jogo, concorda com o goleiro cruzeirense e acredita que se o time entrasse mais concentrado nos últimos jogos poderia ter saído com a vitória.

“Tem que entrar mais ligado nas partidas para que a gente não possa tomar gols e sair atrás do resultado. Nós poderíamos ter conseguido um empate, ou até mesmo vitória nos últimos jogos, mas por causa disso falhamos”, disse o defensor, que substituiu o uruguaio Victorino, recuperando-se de lesão no nariz.  

O técnico Vágner Mancini também mostra preocupação com a defesa celeste, que vem sofrendo gols nos últimos sete jogos, quando o Cruzeiro sempre saiu atrás do marcador. Diante do Atlético-PR, o time mineiro precisa vencer por 2 a 0, para ficar com a classificação direta, caso sofra um gol, terá de triunfar por diferença de três tentos.

“Tenho visto que o Cruzeiro tem dado muito espaço para as equipes adversárias, que têm a forma de atacar intensamente ao longo do jogo, o Atlético-PR é uma equipe que tem isso, joga com dois homens abertos e um atacante na área, temos de arrumar os setores da equipe. No começo vamos fracionando defesa, meio e ataque, até chegar perto do jogo, na quarta-feira, para ter o conjunto bem afinado”, afirmou Mancini.