Topo

América vence Gurupi, mas não elimina jogo em BH; Boa perde do Salgueiro

Do UOL, em Belo Horizonte

10/04/2013 22h26

Com dois gols de Fábio Júnior, o América-MG venceu o Gurupi, por 3 a 2, na noite desta quarta-feira, na cidade do mesmo nome, em Tocantins, em sua estreia na Copa do Brasil, não conseguindo eliminar a necessidade do jogo da volta, na capital mineira, em 17 de abril. Dessa forma, a equipe americana, que boa parte do segundo tempo com um jogador a menos, em razão da expulsão de Willians, recuperou-se da goleada sofrida para o Cruzeiro, por 4 a 1, pelo Campeonato Mineiro, domingo passado.

Ao contrário do América-MG, o Boa Esporte, o outro representante mineiro na Série B do Brasileiro, foi mal em sua estreia na Copa do Brasil. O time de Varginha foi derrotado pelo Salgueiro, na cidade do mesmo nome, em Pernambuco, por 2 a 0, também na noite desta quarta-feira. O time do Sul de Minas, que poupou titulares importantes, por causa do Estadual, ficou em situação difícil na competição.

Em Tocantins, o América-MG fez um jogo disputado e muito movimentado contra o time da casa. O alviverde mineiro saiu á frente no marcador, com Nikão, logo aos 18 min. Ricardo Urubu empatou para o Gurupi, dez minutos depois, aos 28 min. O time americano, no entanto, não desanimou e com dois gols de Fábio Júnior, aos 31 e 43 min abriu dois gols de vantagem.

No segundo tempo, o goleiro americano Neneca trabalhou bastante. O Gurupi pressionou com valentia, especialmente depois de ficar com um jogador a mais, em razão da expulsão do meia-atacante Willians. O time da casa criou várias chances de gols e chegou ao segundo gol, aos 26 min, por meio de Edson, que aproveitou uma bola que o camisa 1 do América defendeu, mas soltou em seguida. Aos 34 min, o zagueiro André foi expulso e os dois times ficaram com 10 atletas em campo.

Boa perde fora de casa

Em Salgueiro, o Boa Esporte saiu em desvantagem logo aos 6 min do primeiro tempo, quando Evis colocou a equipe mandante à frente do placar. O time da casa dominava as ações, até que o Boa conseguiu equilibrar, na metade do tempo inicial, mas não teve força ofensiva para empatar o jogo.

No segundo tempo, o Boa Esporte esboçou uma reação, demonstrando ter voltado melhor, mas, foi surpreendido pelo time pernambucano, aos 9 min, com o segundo gol, marcado por Pio. Dessa forma, com a derrota por 2 a 0, o Salgueiro pode até perder por 1 a 0, na partida da volta, no Melão, em Varginha, em 17 de abril, para seguir na Copa do Brasil.