Topo

Inter conta com invencibilidade em Caxias para avançar na Copa do Brasil

Colorado tem 86% de aproveitamento em cinco jogo no estádio Centenário em 2013 - Alexandre Lops/AI Inter
Colorado tem 86% de aproveitamento em cinco jogo no estádio Centenário em 2013 Imagem: Alexandre Lops/AI Inter

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

14/05/2013 06h02

O Internacional conta com sua força máxima dentro de campo para eliminar o Santa Cruz-PE e avançar de fase na Copa do Brasil, mas o retrospecto atuando no estádio Centenário também ajuda. O time de Dunga acumula quatro vitórias e um empate em Caxias do Sul e inclui, ainda, a experiência de jogos eliminatórios do Gauchão para superar o time de Recife.

A equação junta os 86% de aproveitamento no estádio temporário com os triunfos em todos os jogos de mata-mata do Campeonato Gaúcho. Campeão antecipado do estadual, o Colorado ganhou cinco dos seis jogos eliminatórios que disputou.

“Jogamos seis decisões com mais ou menos o mesmo tipo de jogo, sem poder perder, no Gauchão”, comentou o zagueiro Juan. “A postura vai ser a mesma usada até agora”, acrescentou.

O Internacional precisa apenas de uma vitória simples diante do Santa Cruz-PE, na próxima quarta-feira, para avançar de fase na Copa do Brasil. Mas como empatou sem gols no Recife, o time de Dunga também pode cair fora em caso de empate com gols. A receita de Juan para a classificação é ter tranquilidade na defesa e paciência no ataque. LEIA
O técnico Jorge Fossati voltará a Porto Alegre nesta segunda-feira, onde vai até a Justiça no dia seguinte cobrar uma dívida do Internacional. O uruguaio processou o clube gaúcho alegando não ter recebido as parcelas de sua rescisão contratual, ocorrida em maio de 2010. LEIA

Em Caxias do Sul, o Inter venceu Grêmio, 2 a 1, e Esportivo, 2 a 0, pela Taça Piratini. Decidiu o primeiro turno em Ijuí, contra o São Luiz-RS. Na Taça Farroupilha, ganhou de Lajeadense, 2 a 1, e Veranópolis, 1 a 0. Na final do returno, empatou sem gols com o Juventude e faturou a taça nos pênaltis.

Além dos números, a diferença técnica entre Inter e Santa Cruz-PE deixa o Colorado com a responsabilidade de vitória. Um rótulo que é combatido justamente com o histórico de 2013.

“A gente vem jogando com responsabilidade e favoritismo neste ano. Mas a gente deixa isso da porta para fora. Sabemos que é preciso respeitar todos os adversários. Fazer o que o Dunga pede para evitar surpresas”, disse Juan.

Internacional e Santa Cruz-PE se enfrentam na quarta-feira, às 22h. Como o jogo de ida, no Recife, terminou empatado sem gols, a equipe dirigida por Dunga avança com qualquer vitória. O time visitante consegue a classificação se empatar com gols.