Topo

Fla supera queda no Carioca, atinge maior período invicto e embala para BR

Sob o comando de Jorginho, Fla não perde desde março e tem melhor período do ano - Alexandre Vidal/Fla Imagem
Sob o comando de Jorginho, Fla não perde desde março e tem melhor período do ano Imagem: Alexandre Vidal/Fla Imagem

Do UOL, no Rio de Janeiro

16/05/2013 06h10

O empate contra o Boavista na estreia de Jorginho e a derrota para o Audax logo em seguida assustaram o novo técnico, determinaram a eliminação do Flamengo no Campeonato Carioca e deixaram a torcida rubro-negra com dúvidas sobre a sequência do ano. A queda no Estadual, porém, não assustou a equipe. Sem tropeços desde então, o time alcançou na última quarta-feira, após a vitória por 2 a 1 sobre o Campinense, seu maior período invicto desde o início da temporada.

Em 45 dias, foram seis vitórias e apenas um empate em sete jogos. Antes disso, o maior período sem derrotas havia sido de 44 dias, no início da temporada, ainda sob o comando do ex-técnico Dorival Júnior – entre 19 de janeiro e 3 de março (derrota para o Botafogo).

Flamengo usa 'casa' mineira, vence Campinense e avança na Copa do Brasil

  • Alexandre Vidal/Fla Imagem

    Mesmo longe do Rio de Janeiro, o Flamengo se sentiu em casa na noite desta quarta-feira e fez valer o mando de campo na partida de volta da segunda fase da Copa do Brasil. Empurrado por mais de 30 mil torcedores no estádio municipal de Juiz de Fora, em Minas Gerais, o time carioca venceu o Campinense por 2 a 1 e garantiu vaga na terceira vaga da competição. Roberto Dias (contra), Elias e Bismack fizeram os gols da partida (leia o relato completo do jogo no UOL Esporte)

E o bom momento da equipe sob a batuta de Jorginho chega justamente às vésperas da estreia no Campeonato Brasileiro. Com a pausa da Copa do Brasil, que só volta após a Copa das Confederações, o próximo compromisso do time que não sabe o que é derrota desde março será contra o Santos, dia 26, em Brasília, pela primeira rodada da principal competição da temporada.

Ainda assim, mesmo reconhecendo o bom momento, o técnico Jorginho tenta conter a empolgação e não faz previsões sobre o desempenho do Flamengo no Brasileiro.

“Não tem como prever aonde o time pode chegar no Brasileiro, até porque existem uma série de variáveis durante as 38 rodadas. O início dessa ‘corrida’ é que vai determinar muita coisa. E acredito que estamos no caminho certo. A equipe está crescendo, se encaixando, encontrando uma cara justamente às vésperas do campeonato”, avaliou.

E a cara adquirida pelo Flamengo se deu justamente nos últimos jogos da sequência invicta. Pela primeira vez desde que chegou ao clube, o técnico conseguiu repetir a escalação durante quatro partidas.

“Isso vai facilitando o trabalho. Os jogadores vão se conhecendo e trabalhando cada vez melhor. E até mesmo quando não vamos tão bem, como neste jogo [Campinense], conseguimos um bom resultado. Esperamos repetir ainda mais as formações”, disse Jorginho.

Até a estreia no Campeonato Brasileiro, o time terá dez dias para se recuperar , treinar e aumentar o entrosamento. Já na Copa do Brasil, a pausa será ainda maior. O Flamengo só entra em campo para encarar o Asa, adversário da próxima fase, no início de julho.