Topo

Grêmio revive 'trauma da semi' e aposta tudo na torcida para ir à final

Do UOL, em Porto Alegre

31/10/2013 06h00

As duas últimas edições da Copa do Brasil acabaram na semifinal para o Grêmio. E o 'trauma' das eliminações para Palmeiras e Santos renasceu na derrota por 1 a 0 para o Atlético-PR no duelo de ida disputado na quarta-feira, no Paraná. A queda, mesmo que por placar mínimo, alerta o Tricolor, que aposta tudo na força da torcida para reverter o quadro no duelo de volta, em casa.

Em 2010 foii o Santos. Vitória em Porto Alegre, derrota na Vila Belmiro e os paulistas seguindo na Copa. Em 2012 o algoz foi o Palmeiras, com derrota em Porto Alegre e empate em São Paulo. Para não ocorrer a terceira eliminação seguida na mesma fase, o Grêmio aposta em algo que não teve nas edições anteriores: o direito de decidir em casa com apoio da torcida.

"Desde já convoco o torcedor do Grêmio. O jogo de volta é com ele. Vamos à final", garantiu o presidente Fábio Koff. "Entendo que se o Grêmio não conseguir reverter o placar de 1 a 0 em casa, não merece mesmo o título. Por isso acredito. Passei as mesmas dificuldades em duas Copas do Brasil que conquistamos. Sempre revertendo em casa", opinou.

A derrota por 1 a 0 ocorrida na Vila Capanema obriga o Grêmio a fazer dois ou mais gols de vantagem na próxima quarta para seguir no torneio. Vitória por placar igual leva a decisão aos pênaltis. Qualquer outro resultado dá Atlético-PR.

"Com o apoio da nossa torcida temos totais condições de reverter o placar. Tenho certeza que a Arena estará lotada na próxima quarta-feira", disse o lateral esquerdo Alex Telles.

Arena lotada é algo que ainda não aconteceu. O maior público da história do estádio mal passa os 40 mil presentes [cabem 55,5 mil no estádio], na Libertadores, contra LDU. Durante esta semana, mais uma batalha interna entre Grêmio e OAS será travada com o preço dos bilhetes como foco. A ideia do clube é que a presença do torcedor é fundamental para classificação.

"Com nossa torcida em casa a situação é completamente diferente. Tenho certeza que não vai faltar apoio nesta hora decisiva", afirmou o assessor de futebol Marcos Chitolina.

Os jogadores do Grêmio retornam para Porto Alegre nesta quinta-feira. Antes de pensar no duelo de volta da Copa do Brasil, porém, o time gaúcho tem pela frente o Bahia, pela 32ª rodada do Brasileiro. O duelo está marcado para domingo, às 17h.