Andrade alerta Jayme a buscar empresário e fazer lobby para seguir no Fla
Apesar de já ter ouvido de alguns dirigentes que é parte integrante do Flamengo para 2014, o técnico Jayme de Almeida sabe bem que ainda não está totalmente garantido para a próxima temporada. E além do resultado final da Copa do Brasil, que ele começa a decidir nesta quarta-feira, às 21h50, contra o Atlético-PR, outras coisas podem influenciar na permanência (ou não) do atual treinador rubro-negro no cargo.
Amigo de longa data de Jayme e experiente no assunto, o ex-técnico Andrade viveu situação semelhante ao do companheiro no clube e faz alguns alertas ao comandante do Flamengo às vésperas de uma final de competição nacional e, principalmente, de definições para a próxima temporada.
"Ele sabe bem o que eu passei e precisa lembrar: título não garante ninguém no Flamengo", ressaltou Andrade, que, assim como Jayme, assumiu um time desacreditado, ganhou a confiança do elenco e brigou por títulos - conquistando o Campeonato Brasileiro de 2009.
"Ninguém pode duvidar da capacidade do Jayme. Ele arrumou esse time que parecia perdido e ganhou o grupo, que é algo fundamental no futebol. Está muito perto de conseguir um título. Mas ele precisa mais do que isso. Se pudesse dar duas sugestões, eu mandaria ele procurar um empresário e caprichar na política nos bastidores. Não adianta: hoje em dia é isso que resolve. Tem que fazer política".
"Eu falhei nestes dois aspectos. Fui campeão, eleito o melhor treinador, mas não tinha um empresário. Não tinha quem fizesse um lobby por mim. Não soube aceitar algumas coisas e acabei rodando", relembrou Andrade, demitido do Flamengo três meses após conquistar o último título nacional do clube.
Mesmo conhecendo bem Jayme de Almeida e o considerando um cara "esperto para perceber", Andrade se estende nos conselhos. "Ele vai ter que engolir muito sapo. Flamengo é f... Todo mundo quer se meter, dar pitaco, falar o que pensa. Eu não aguentei isso. Bati de frente com muita gente, criei inimizades. Ele não pode fazer isso. Tem que aproveitar o bom momento e aprender a aceitar algumas coisas se quiser continuar no cargo".
Críticas a colegas
Em tom de desabafo, Andrade ainda criticou o cenário atual e se disse melhor que muitos técnicos que "não ganham nada, só lutam contra o rebaixamento e sempre arranjam emprego".
"É muito triste falar isso, mas quem manda no futebol é o dinheiro. E quem tem dinheiro são os empresários. Só se dá bem quem tem grife, quem cola com os empresários. Eu não sou assim. Sempre fui tranquilo, da base do Flamengo e não atentei para este fato. Fiz um trabalho melhor que muita gente que está por aí rodando em um monte de clube e sempre lutando contra rebaixamento. Tem empresário hoje que é melhor que jogador e que técnico. Os caras não ficam desempregados", salientou Andrade.
"Espero que o Jayme não entre no mesmo bolo que eu. Ele merece continuar no Flamengo ou arranjar um grande clube para treinar", finalizou Andrade.
Ainda sem emprego e se recuperando de uma série de infecções por conta de complicações em uma cirurgia no joelho no final de 2012, Andrade espera que o cenário mude e, assim como Jayme, esteja empregado no início de 2014.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.