Topo

Fla encara Atlético-PR e tabu carioca no Maracanã por tri da Copa do Brasil

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

27/11/2013 06h10

Após uma semana de muita expectativa e tensão, Flamengo e Atlético-PR voltam a medir forças nesta quarta-feira, às 21h50, no Maracanã, no segundo e decisivo duelo da final da Copa do Brasil. No primeiro encontro, em Curitiba, empate por 1 a 1. Embalado pela vantagem do gol marcado fora de casa, o Rubro-negro da Gávea tenta alcançar o sonhado tricampeonato – venceu em 1990 e 2006 – da competição. Para isso, porém, terá que quebrar um tabu que incomoda times cariocas no estádio.

Desde a primeira edição da Copa do Brasil (1989), os times do Rio de Janeiro nunca conseguiram vencer a Copa do Brasil no Maracanã em finais contra equipes de outros estados. Em 1997 e 2004, o Flamengo fracassou contra Grêmio e Santo André, respectivamente. Em 1999, o Botafogo foi vice diante do Juventude. No seu único título da Copa do Brasil no estádio, o clube da Gávea venceu um rival carioca – o Vasco, em 2006.

Para repetir a última conquista e encerrar o jejum contra rivais de fora do Rio na competição, o Flamengo terá, mais uma vez, o apoio maciço de sua torcida. Fundamentais em toda a campanha da Copa do Brasil e apontado até mesmo por jogadores como responsáveis pelo caminho até a final, os rubro-negros compraram mais de 60 mil ingressos e prometem lotar o Maracanã. Nem mesmo os altos e polêmicos preços – entre R$ 250 e R$ 800 – comprometeram a boa presença de público.

“A torcida foi fundamental até aqui e desta vez não será diferente. Estamos ansiosos para entrar no Maracanã e olhar para arquibancada. Isso vai nos deixar ainda mais motivados. Vamos jogar juntos com as arquibancadas”, disse o goleiro Felipe.

“A festa vai ser muito bonita mesmo, mas temos que nos concentrar no campo também. Não podemos achar que temos vantagem no placar ou por apoio [nas arquibancadas]. Temos que partir para cima e fazer o nosso jogo”, ressaltou o lateral André Santos.

Precisando de um empate por 0 a 0 ou de uma vitória simples para ficar com o título, o Flamengo terá o mando de campo, a torcida a seu favor e a vantagem do placar inicial. Mas não terá time completo. Chicão, lesionado, dará lugar ao jovem Samir. De resto, o time será o mesmo que entrou em campo na última quarta-feira.

Pelo lado do Atlético-PR, alguns números também motivam o time do técnico Vagner Mancini. Precisando balançar as redes – vitória simples ou empate por mais de dois gols –, a equipe paranaense aposta na invencibilidade e no bom retrospecto ofensivo contra o Flamengo nessa temporada. Em três jogos, foram dois empates (1 a 1 e 2 a 2) e uma vitória por 4 a 2.

FLAMENGO BRIGA COM ATLÉTICO-PR POR TÍTULO DA COPA DO BRASIL

“No primeiro jogo, poderíamos ter conseguido bem mais que o empate. Desta vez, acho que será melhor e mais tranquilo. Poderemos repetir outras boas atuações com gols”, disse o meia Paulo Baier, que, junto com o elenco, terá o apoio de quase sete mil fãs que estarão no Maracanã.

Os problemas do Atlético-PR ficam por conta da escalação. Com Everton suspenso e o lateral Léo dependendo de uma liminar para atuar nesta quarta, o técnico Vagner Mancini não terá força máxima na decisão. Juninho, na direita, e Felipe (ou Dellatorre), no meio, serão os titulares.

FLAMENGO x ATLÉTICO-PR

Data: 27/11/2013 (quarta-feira)
Horário: 21h50 (horário de Brasília)
Local: Estádio Mário Filho (Maracanã), no Rio de Janeiro (RJ)
Transmissão na TV: Globo, Band e ESPN Brasil
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Marcelo C. Van Gasse (SP)

Flamengo
Felipe; Léo Moura, Wallace, Samir e André Santos; Amaral, Luiz Antônio, Elias e Carlos Eduardo; Paulinho e Hernane
Técnico: Jayme de Almeida

Atlético-PR
Weverton; Léo, Manoel, Luiz Alberto e Pedro Botelho; Deivid, Zezinho, Paulo Baier e Felipe (Dellatorre); Marcelo e Ederson
Técnico: Vagner Mancini