Topo

Grupo de torcedores do Fla sem ingresso invade o Maracanã antes da final

Pedro Ivo Almeida e Renan Rodrigues*

Do UOL, no Rio de Janeiro

27/11/2013 23h10

Um grupo de torcedores do Flamengo utilizando camisas de organizadas invadiu o Maracanã momentos antes da final da Copa do Brasil, que terminou com título da equipe carioca. A confusão aconteceu 20 minutos antes do início da vitória por 2 a 0 sobre o Atlético-PR, nos portões E e F, quando a polícia retirava da fila rubro-negros que não tinham ingressos. A ação foi o estopim para correria e grades derrubadas.

A informação foi divulgada pela rádio CBN e confirmada pela reportagem do UOL Esporte, que esteve no local minutos depois. Segundo relatos de torcedores, muitas pessoas conseguiram entrar no estádio sem bilhetes pulando as roletas durante a confusão. O Batalhão de Choque da Polícia Militar chegou minutos depois e encerrou a invasão.

Policiais que estavam no local não quiseram comentar o ocorrido e se recusaram a dar declarações. O consórcio que administra o Maracanã confirmou o problema por meio de nota oficial, mas não soube informar quantas pessoas entraram sem pagar.

A empresa também declarou que 'após outras tentativas de invasões, em outros acessos, por determinação do Gepe (Grupamento Especial de Policiamento em Estádios), os portões do estádio foram fechados aos 38 minutos do primeiro tempo por questões de segurança'.

Outra confusão aconteceu na entrada do portão B, na rua Eurico Rabelo. Uma espécie de ‘cercadinho’ foi feita na calçada para separar torcedores de Atlético-PR e Flamengo. Mesmo com policiais tentando controlar os dois grupos e evitar provocações, uma briga aconteceu com troca de socos e empurrões. A polícia interviu com força e separou o entrevero.

Outro problema antes da partida foi a ação de cambistas que cobravam até R$ 1,2 mil por ingressos para a decisão. Para tentar coibir a prática, o MP-RJ (Ministério Público do Rio de Janeiro) realizou operação desde às 19h com apoio das polícias militar e civil. Até o fim do primeiro tempo, três pessoas foram presas e 20 ingressos apreendidos. Na mochila de um dos detidos foram encontrados 11 ingressos, R$ 8.770 e uma máquina de cartão de crédito.

Confira a nota oficial do Complexo Maracanã S/A
Um grupo de torcedores invadiu o acesso E destinado à torcida do Flamengo por volta das 21h30, nesta quarta-feira, momentos antes da partida final da Copa do Brasil diante do Atlético-PR, no Maracanã. O Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (GEPE) e a Polícia Militar prontamente foram acionados para controlar a situação.

Após outras tentativas de invasões, em outros acessos, por determinação do GEPE, os portões do estádio foram fechados aos 38 minutos do primeiro tempo por questões de segurança.

Atualizada às 1h01