Topo

Hernane e Elias comandam Flamengo com gols decisivos e idolatria da torcida

Luiz Gabriel Ribeiro

Do UOL, no Rio de Janeiro

28/11/2013 06h00

O título do Flamengo na Copa do Brasil pode ser resumido em dois nomes: Hernane e Elias. Os dois jogadores comandaram o clube durante toda a campanha vitoriosa e conseguiram cativar a idolatria dos torcedores a cada passagem de fase da competição. Por fim, coroaram o desempenho com dois gols na vitória por 2 a 0 sobre o Atlético-PR, na grande final.

O Rubro-negro se mostrou dependente da presença da dupla, que se tornou “queridinha” da torcida por conta do aproveitamento fundamental em gols, comemorações e até um episódio dramático fora de campo: a doença de Davi, filho de Elias. O camisa 8 inclusive reforçou a vontade de permanecer no clube em 2014 após o apito final.

"Milhões estavam olhando por ele [Davi], para que pudesse se recuperar o mais breve possível. Já falei que se depender de mim eu fico. Não sei de onde que tiraram que eu quero ir embora", disse Elias no gramado do Maracanã ao canal Sportv.

Na grande final, Elias e Hernane anotaram os gols da vitória por 2 a 0 sobre o Atlético-PR. No primeiro, o volante recebeu livre no meio da área após bela jogada de Paulinho e completou de primeira, sem chances para o goleiro Weverton.

Elias foi um dos destaques da partida, assim como Hernane, que quase marcou com lindo voleio na segunda etapa e anotou o seu após cruzamento de Luiz Antônio. O 'Brocador' também foi o artilheiro do torneio com oito gols marcados.

No entanto, o meia e o atacante são importantes desde o início da campanha vitoriosa na Copa do Brasil. Até a semifinal, Hernane e Elias fizeram 11 dos 24 gols do Flamengo na competição, um total de 45,8%. E foram nas etapas decisivas que os comandantes rubro-negros apareceram com maior destaque.

Principal nome da temporada do Flamengo, Elias foi determinante já nas oitavas de final. Ele marcou o gol da classificação em duelo contra o Cruzeiro, no final da partida disputada no Maracanã. Na fase seguinte, Hernane brilhou com três gols sobre o Botafogo em goleada que levou a equipe até a semifinal.

A partir de então, a desconfiança da torcida em relação ao camisa 9 – que já era pequena – acabou de vez. Em boa fase, o 'Brocador' foi para os braços do rubro-negros, comemorou em todos os estilos e usou a confiança para se consolidar como artilheiro do novo Maracanã.

No jogo de volta da semifinal contra o Goiás, Elias e Hernanes dividiram os holofotes. O camisa 9 marcou mais uma vez, mas foi o seu companheiro que se transformou no principal personagem do duelo. Elias marcou e homenageou o filho. O menino Davi, de um ano e seis meses, ficou internado com pneumonia por cerca de duas semanas em um hospital do Rio de Janeiro em novembro.

A torcida do Flamengo “abraçou” o meia, que superou o drama extracampo para classificar o clube à final da Copa do Brasil. Os rubro-negros reconheceram a importância da dupla, inclusive com elogios do capitão da equipe. "É uma dupla que cresceu muito e nos ajudou. Sem eles, seria ainda mais difícil", disse o capitão Léo Moura.