Topo

Fluminense encara Horizonte em meio a expectativa por dupla Walter e Fred

Rodrigo Paradella

Do UOL, no Rio de Janeiro

20/03/2014 06h00

O Fluminense estreia na Copa do Brasil deste ano contra o Horizonte, às 21h50 desta quinta-feira, em meio a grande expectativa pela estreia da dupla Walter e Fred como titular na cidade cearense. O técnico Renato Gaúcho não confirmou a escalação dos dois no time que começa a partida válida pela primeira fase, mas deu pistas de que deve seguir este caminho.

Até aqui, Walter foi titular apenas em jogos que Fred não pode atuar. Pela primeira vez ele pode substituir Rafael Sóbis, que só não disputou uma partida desta temporada e é o dono da vaga ao lado do camisa 9 da seleção brasileira no ataque do Fluminense.

Caso opte por Walter e Fred nos titulares, Renato Gaúcho deixará de lado um temor que vinha demonstrando nos primeiros jogos do gordinho na temporada. O treinador tem medo de que a dupla deixe o Tricolor mais frágil defensivamente, pois nenhum dos dois tem características de marcação, ao contrário de Sóbis.

"O Waltinho tem grande chance de começar essa partida. Até porque é uma maneira de ver um ou outro jogador, a forma de se comportar. Todo mundo está bem, querendo oportunidade. É aquilo que falo: quem está jogando tem que ficar ligado. Tem muita gente querendo passar", disse Renato Gaúcho.

Além de observar o rendimento da dupla, Renato Gaúcho tem outro objetivo para a partida. Eliminar o jogo de volta, marcado para o dia 10 de abril, no Maracanã. A data fica a apenas três dias do segundo confronto da decisão do Campeonato Carioca, que o Tricolor, é claro, pretende disputar. Para isso, precisa de uma vitória por dois gols de diferença.

O Fluminense terá apenas um desfalque em seu time titular para a partida. Afastado desde o dia 23 de fevereiro por conta de uma pubalgia, Carlinhos passou a última semana liberado para se recuperar da perda de um filho nascido de forma prematura. Mesmo melhor psicologicamente, ele ainda precisa voltar à antiga forma física, por isso foi vetado.

Entre os reservas, o time tem dois desfalques: o lateral direito Wellington Silva, que se recupera de cirurgia para a retirada de ciso, e o atacante Michael, que sentiu dores no músculo adutor da coxa direita na parte final dos treino da última quarta-feira, momentos antes do embarque para o Ceará.

Enquanto o Fluminense vem de um empate por 1 a 1 pelo Campeonato Carioca com o Vasco, o Horizonte tenta se recuperar de uma derrota acachapante para o Ceará, por 5 a 1, pelo Estadual do estado nordestino. Apesar disso, Renato Gaúcho espera um jogo complicado.

“Sei tudo do Horizonte. Mandamos uma pessoa que assiste os jogos dos adversários. Ele viu a última partida deles [contra o Ceará]. Vimos mais de um jogo também. Não estão bem no Estadual, mas a Copa do Brasil é a chance de eles aparecerem para o país todo. Para eles é uma Copa do Mundo. Vi o jogo do São Paulo, do Palmeiras e não tem adversário fácil”, ponderou o treinador.

HORIZONTE-CE X FLUMINENSE

Data e horário: 20/03/2014, às 21h50 (de Brasília)
Local: Horácio Domingos, em Horizonte, no Ceará
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Assistentes: Flavio Gomes Barroca (RN) e Vinicius Melo de Lima (RN)

HORIZONTE-CE
Jefferson; Diego Maradona, Douglas, Ramon e Fabinho; Albano, Rafael Tchuca, Fernando Sobral e Jaj ; Marciel e Tokinho
Técnico: Roberto Carlos

FLUMINENSE
Diego Cavalieri; Bruno, Gum, Elivélton e Chiquinho; Valencia, Diguinho, Jean e Conca; Walter (Rafael Sóbis) e Fred
Técnico: Renato Gaúcho

Renato relembra título de 2007 e faz mistério sobre Walter