Topo

Flu tenta virada contra Horizonte em estreia de Cristóvão por fim de crise

Fernando Cazaes/Photocamera
Imagem: Fernando Cazaes/Photocamera

Rodrigo Paradella

Do UOL, no Rio de Janeiro

10/04/2014 06h01

Com direito à estreia de Cristóvão Borges como técnico, o Fluminense encara o Horizonte-CE às 19h30 desta quinta-feira, no Maracanã, em busca de uma virada no confronto válido pela primeira fase da Copa do Brasil. No duelo de ida, no Ceará, o Tricolor foi surpreendido e derrotado por 3 a 1, resultado que deu início à crise que depois custou o cargo de Renato Gaúcho.

O trabalho de Cristóvão em sua primeira partida no comando do Fluminense será justamente impedir que a crise continue nas Laranjeiras. O Tricolor precisa vencer por 2 a 0 ou três gols de diferença para avançar na competição e uma desclassificação manteria bastante pesado o clima já conturbado no clube.

Após a eliminação do Fluminense nas semifinais do Campeonato Carioca para o Vasco, o Tricolor viveu dias de tensão, inclusive com protestos da torcida nas Laranjeiras. Um dos alvos, Fred entrou em conflito com as organizadas do clube, aumentando ainda mais o nervosismo para a partida.

"Este jogo é importantíssimo porque é um momento onde precisamos mudar esse quadro. Existe um ambiente de cobrança, de pressão. Todos sabem que é um elenco de qualidade. É um desejo muito grande nosso que a equipe se porte de acordo com a qualidade que sabemos que tem", analisou Cristóvão Borges.

A expectativa é de que o Maracanã tenha bom público para a partida, uma vez que os ingressos para os setores mais baratos (Norte e Sul) custam apenas R$ 10 (R$ 5 a meia), preço três vezes menor que o normalmente praticado pelo Fluminense em seus jogos no estádio.

A tendência, no entanto, é que esse grande número de torcedores pressione bastante o próprio Fluminense por uma vitória. Tudo porque a insatisfação dos tricolores com o desempenho da equipe tem sido grande, principalmente com Fred. O atacante, por sinal, deve ter um protesto direcionado apenas para ele durante a partida.

Mesmo em busca de ao menos dois gols, o Fluminense sabe que não pode se desequilibrar e sofrer gols bobos em contra-ataques. Para isso, o time tenta se conscientizar de que precisa manter a calma durante o duelo.

"Por característica do elenco, o Fluminense se caracteriza por ser um time ofensivo. O momento requer força no ataque, mas temos que ter equilíbrio ainda assim", avaliou Cristóvão.

Já o Horizonte também foi eliminado em seu campeonato estadual com uma campanha ainda pior que o Fluminense no Carioca. O time ficou em quinto lugar no hexagonal que apontou os quatro semifinalistas da competição, enquanto o Tricolor caiu nas semifinais no Rio.

Sem ter conseguido uma vaga para a Série D do Campeonato Brasileiro, o time cearense tenta evitar um recesso que duraria até o fim da Copa do Mundo, já que não teria jogos até lá.  Ao contrário do Fluminense, no entanto, o Horizonte mantém o técnico Roberto Carlos, que já está no cargo há três anos.

FLUMINENSE X HORIZONTE-CE

Data e hora: 10/04/2014, às 19h30 (horário de Brasília)
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro
Transmissão: SporTV
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Assistentes: Rogerio Pablos Zanardo (SP) e Daniel Paulo Ziolli (SP)

FLUMINENSE

Diego Cavalieri; Bruno, Gum, Elivelton e Carlinhos; Diguinho, Jean, Conca e Wagner; Rafael Sóbis e Fred
Técnico: Cristóvão Borges

HORIZONTE-CE

Jefferson, Diego Maradona, Douglas, Ramon, Rick, Albano, Rafael, Fernando Sobral, Diego Palhinha, Marciel e Dico
Técnico: Roberto Carlos

CONCA DIZ QUE FLU ESTÁ FOCADO PARA DECISÃO NA COPA DO BRASIL