Topo

De olho no Brasileirão, Cruzeiro encara Santa Rita com time misto

Do UOL, em Belo Horizonte

03/09/2014 06h00

Depois de vencer a partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, por 5 a 0, no Mineirão, o Cruzeiro volta a entrar em campo nesta quarta-feira, às 19h30, diante do Santa Rita, em Arapiraca, para o confronto de volta. Com a vaga bem encaminhada para as quartas, o técnico Marcelo Oliveira decidiu poupar vários jogadores pensando no Brasileirão e mandará a campo um time misto.

Com a vantagem de poder perder por até quatro gols de diferença que ainda avança às quartas de final, o Cruzeiro quer dosar o desgastes dos atletas. Já o Santa Rita precisa vencer por seis tentos de vantagem para se classificar diretamente. Se devolver o placar de 5 a 0, a vaga será decidida nos pênaltis.

O treinador promoverá oito alterações em relação à equipe que venceu a Chapecoense, por 4 a 2, no último sábado, pelo Campeonato Brasileiro. Apenas o goleiro Fábio, o zagueiro Léo e o atacante Willian seguem entre os titulares. Além da dupla Everton Ribeiro e Ricardo Goulart, que estão com a seleção brasileira, Marcelo Oliveira decidiu preserva outros cinco atletas.

Dedé sequer viajou para Alagoas. Mayke, Samudio, Henrique e Marcelo Moreno ficarão no banco de reservas e poderão ser utilizados dependendo do que ocorrer na partida. Ceará, Manoel, Alex, Willian Farias, Nilton, Marlone, Neilton e Júlio Baptista serão as novidades da equipe.

A opção do técnico é para administrar o desgaste físico dos jogadores já pensando no duelo contra o Fluminense, domingo, às 16h, pelo Brasileirão, mas também para mandar uma equipe motivada a campo. O treinador quer aproveitar para observar atletas que não vêm jogando.

É o caso do jovem atacante Neilton, que espera corresponder às expectativas e aproveitar uma rara chance de começar jogando para ganhar espaço com o treinador, que tem outras opções para o setor ofensivo.

“A expectativa é muito grande, estou ansioso, esperei muito por isso. Quero aproveitar a oportunidade para ficar nos planos do professor Marcelo Oliveira”, afirmou o atacante.

Embora utilize um time praticamente reserva, Marcelo Oliveira também prega respeito ao time da casa e evita dizer que o confronto já está decidido. Tanto é que o time treinou cobranças de pênaltis às vésperas da partida.

Mas o objetivo do técnico é ampliar a invencibilidade de 16 jogos e conquistar mais um triunfo. “Vamos lá respeitando o Santa Rita, tentar fazer um ótimo jogo e ganhar. Vamos segurar alguns jogadores, mas vão ficar no banco para qualquer situação que precisarmos”, afirmou o comandante.

Do outro lado, o time alagoano está ciente das dificuldades que terá diante da equipe celeste e sabe que é praticamente impossível reverter o resultado. Mas a possibilidade de jogar com o atual campeão nacional e líder do Brasileirão serve de motivação para os atletas.

O técnico Eduardo Neto disse que o objetivo é deixar uma boa impressão após a goleada no jogo de ida. “Vamos fazer desse trabalho possível e impossível para ter uma condição melhor e sair, se Deus quiser, pelo menos com uma boa apresentação”, afirmou em entrevista à TV Gazeta.

Ainda que não se classifique, uma vitória sobre o time mineiro poderia ser considerado um feito e tanto para a equipe alagoana, que até ano passado disputava a segunda divisão do campeonato estadual e chegou às oitavas de final em sua primeira participação na Copa do Brasil superando adversários tradicionais como Guarani e Santa Cruz.

A expectativa é de que a equipe de Boca da Mata, mesmo longe de casa, já que atuará no Coaracy Fonseca, em Arapiraca, tenha o apoio do público alagoano para tentar mais uma façanha na surpreendente campanha.

SANTA RITA X CRUZEIRO

Data: 3/9/2014 (quarta-feira)
Horário: 19h30 (de Brasília)
Local: Estádio Coaracy Fonseca, em Arapiraca (AL)
Árbitro: Renan Roberto de Souza (PB)
Auxiliares: Clovis Amaral da Silva (PE/Asp. Fifa) e Francisco Chaves Bezerra Júnior (PE)
 
Santa Rita
Jeferson; Edir (Lucas), Selmo Lima, Júnior Carvalho e Jeanderson; Adriano, Edson Magal, Cristiano Flores e Lucas; Rafael Silva e Reinaldo Alagoano.
Técnico: Eduardo Neto
 
Cruzeiro
Fábio; Ceará, Leo, Manoel e Alex; Willian Farias e Nilton; Willian, Marlone e Neilton; Júlio Baptista
Técnico: Marcelo Oliveira