Topo

Decidir fora de casa não costuma ser problema para o Cruzeiro na Copa BR

Dionizio Oliveira

Do UOL, em Belo Horizonte

28/10/2014 06h00

Decidir uma eliminatória jogando a segunda partida fora de casa não costuma ser problema para o Cruzeiro na Copa do Brasil. O time tem um desempenho extremamente positivo, especialmente quando sai na frente na primeira partida e aposta as fichas justamente no primeiro duelo contra o Santos, nesta quarta-feira, no Mineirão, para construir uma boa vantagem e chegar à final.

Para o zagueiro Leo, o time celeste tem de manter a proposta ofensiva para vencer e levar a vantagem para o jogo de volta. “Nós não podemos perder a nossa característica de jogar em casa, que é imprimir velocidade, trabalhar a bola rapidamente e agredir o adversário. Tem que fazer um bom jogo e sair com o resultado positivo”, disse.

A trajetória do time celeste na Copa do Brasil tem sido dessa forma. Nas duas últimas fases da competição, o Cruzeiro teve o mesmo cenário pela frente ao enfrentar o Santa Rita, nas oitavas de final, e o ABC, nas quartas de final, também tendo que fazer o primeiro jogo em casa.

Diante do time alagoano, venceu por 5 a 0 no Mineirão e pôde escalar até mesmo uma equipe mista na volta, quando voltou a vencer por 2 a 1. Contra a equipe de Natal, foi a vantagem em casa com a vitória por 1 a 0 que deu a vaga após a derrota por 3 a 2 na Arena das Dunas.

Leo crê que a receita é a mesma, mas obviamente espera mais dificuldades diante dos paulistas. “O Santos, pela equipe e tradição que tem, os jogadores que estão lá, de qualidade, com experiência, que já jogaram a Copa do Brasil e tiveram nessa situação, têm que ser respeitado. É uma equipe de qualidade e por ser mata-mata tem que ter toda atenção, o foco tem que ser redobrado”, afirmou.

Entre os maiores vencedores da Copa do Brasil com quatro conquistas, o time celeste costuma se dar bem quando faz a primeira partida em casa. Na história da competição, o time disputou 23 confrontos nesta condição e se classificou em 16 deles, cerca de 70%.

Nas 17 vezes que conseguiu vencer a primeira partida jogando em casa, só levou a virada em três ocasiões. Uma delas foi contra o Flamengo, no ano passado, quando venceu por 2 a 1 no Mineirão e perdeu por 1 a 0 no Maracanã, sendo eliminado pelo critério de gols marcados fora de casa.

O que pode complicar a equipe celeste é uma derrota na primeira partida, pois o clube nunca conseguiu reverter a desvantagem nas três vezes que foi derrotado jogando em casa. Acabou sendo derrotado para Flamengo, em 1995, Fluminense, em 2006, e Brasiliense, em 2007.

Outro dado positivo para o time mineiro é que nas outras seis semifinais que disputou, chegou à final em quatro delas e a única vez que foi eliminado, em 2005, contra o Paulista, fez o primeiro jogo fora. Quando fez a primeira partida em casa, venceu e avançou a final. Foi assim contra Vasco, em 93 e 98, e o próprio Santos em 2000.