Topo

Grêmio quer voltar a brilhar na Copa do Brasil. E Felipão em baixa é trunfo

Felipão mira se reerguer, e a Copa do Brasil já foi peça importante para isso - Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio
Felipão mira se reerguer, e a Copa do Brasil já foi peça importante para isso Imagem: Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

15/04/2015 06h00

O objetivo do Grêmio é claro: voltar a brilhar na Copa do Brasil. Maior campeão do torneio, o time gaúcho joga nesta quarta-feira (14), às 22h (horário de Brasília), a segunda partida na edição 2015, contra o Campinense, defendendo vantagem. E para retomar o caminho de conquistas, o Tricolor conta com Felipão em recuperação, algo que pode ser bom. 
 
Quando era desconhecido, iniciava um trabalho ou mesmo buscava retomada, Scolari brilhou. Seu retrospecto no torneio é impressionante. Nos títulos, o primeiro veio quando poucos o conheciam, em 1991, pelo Criciúma, exatamente contra o Grêmio. 
 
No segundo, em 1994, já no tricolor de Porto Alegre, o técnico ainda buscava firmar-se e viu na taça o primeiro passo para a série de sucesso que obteve nos outros anos, com Libertadores e Brasileirão. 
 
No título pelo Palmeiras, ele já era renomado pelo sucesso no Grêmio, mas sofria críticas no início do trabalho. Tinha sido vice-campeão brasileiro de 1997, mas derrapou no início de 98. Ergueu-se com a Copa e repetiu conquistas no alviverde. 
 
E a última das conquistas foi em 2012. Depois de passagens sem sucesso pelo Chelsea e pelo desconhecido futebol do Uzbequistão, Scolari voltou para tentar renascer no futebol brasileiro. No ano anterior, 2011, havia saído da competição de forma vexatória após levar, com o Palmeiras, 6 a 0 do Coritiba. Mas conseguiu o título em seguida. Só que acabou tropeçando adiante e fez parte da campanha que levou o Palmeiras à Série B. 
 
Agora, ainda tenta apagar as marcas deixadas pelo 7 a 1 e a eliminação da seleção brasileira na Copa do Mundo do ano passado. Não conseguiu levar o Grêmio à vaga para Libertadores, mas vê sua equipe dois meses invicta em jogos de Estadual e um de Copa do Brasil neste ano. 
 
O técnico jamais foi eliminado antes das quartas de final. Além dos quatro títulos, foi vice com o Grêmio em 95, eliminado nas semifinais com Grêmio em 96 e com Palmeiras em 99, e caiu nas quartas com Palmeiras em 2000 e 2011. 
 
"A bagagem dele [Felipão] fala por si. É um treinador que venceu várias vezes a competição. Sabe jogar fora de casa e decidir em casa. Nos passa as orientações, sabemos que temos que respeitar o adversário. Mas somos o Grêmio, um clube muito grande e melhor que o adversário. Temos que nos impor em campo e mostrar a superioridade técnica que temos", disse Giuliano. 
 
Em campo, o Grêmio pode preservar titulares pensando na semifinal do Gauchão. A classificação está muito bem encaminhada pela vitória por 2 a 1 no jogo de ida, na Paraíba. Scolari fechou o último treinamento. 
 
Já o Campinense também vive expectativa de um time alternativo. Sem grandes chances, os nordestinos miram melhor sorte no Estadual e têm clássico com o Treze no fim de semana. 
 
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X CAMPINENSE
 
Data e hora: 15/04/2015, às 22h (Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Transmissão na TV: Sportv e Globo
Árbitro: Wagner Reway (MT)
Auxiliares: Danilo Simon Manis (SP) e Eduardo Gonçalves da Cruz (MS)
 
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Matías Rodríguez, Rhodolfo, Pedro Geromel e Marcelo Oliveira; Maicon, Fellipe Bastos, Giuliano, Douglas e Luan; Braian Rodríguez.
Técnico: Luiz Felipe Scolari
 
CAMPINENSE: Glédson; Thiago Araújo, Joécio, Jairo e Jefferson Recife; Negretti, Leandro Santos, Neto (Leandro Sobral) e Luiz Fernando; Reginaldo Júnior e Túlio Renan. 
Técnico: Francisco Diá