Topo

Jogo contra o Sport: Botafogo estuda provocação a Fla por título de 87

Capitão Estevam ergue a Taça das Bolinhas após polêmica conquista do Sport em 1987 - Arquivo pessoal/Reprodução
Capitão Estevam ergue a Taça das Bolinhas após polêmica conquista do Sport em 1987 Imagem: Arquivo pessoal/Reprodução

Bernardo Gentile e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

24/04/2017 15h48

O Botafogo encara o Sport na próxima quarta-feira (26), no Estádio Nilton Santos (Engenhão), na partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Dentro de campo, o técnico Jair Ventura prepara o time para iniciar a campanha que vale um título nacional. Fora das quatro linhas, a diretoria também se movimenta, mas para homenagear o adversário desta semana e cutucar um antigo rival.

Um membro da alta cúpula, endossado por conselheiros e torcedores, sugeriu que os jogadores alvinegros entregassem as faixas de campeão brasileiro de 1987 aos atletas do Rubro-negro antes de a bola rolar na quarta-feira. A ideia era homenagear os pernambucanos e provocar o grande rival carioca, o Flamengo, que perdeu a disputa do título na ação julgada no STF na última semana.

A sugestão inicial acabou sendo vetada pelo presidente do clube, Carlos Eduardo Pereira, e maioria dos vices. O departamento de marketing, no entanto, estuda alguma outra ação para relembrar o título do Sport e, indiretamente, provocar o Fla. Uma mensagem em telão e redes sociais é uma das opções. A definição deverá ocorrer até esta terça (25).

Questionado sobre a situação, o vice-presidente de estádios do Botafogo, Anderson Simões, brincou. "Não soube. A ideia não foi minha, mas até que gostei [risos]", comentou o dirigente.

As diferenças entre Flamengo e Botafogo se arrastam há alguns anos. Os clubes têm discutido nos bastidores por questões como a saída de Willian Arão de General Severiano para a Gávea, a utilização atual da Arena da Ilha pelo Rubro-negro, diferenças políticas em debates dom Ferj e CBF, entre outros.

Entenda a polêmica Sport x Flamengo

Em 1987, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) atravessava grave crise financeira e se declarou incapaz de organizar o Campeonato Brasileiro. A partir daí, a Copa União foi organizada pelo Clube dos 13 com as principais equipes do país.

Na sequência, porém, a CBF resolveu fazer um campeonato com os clubes que ficaram de fora da Copa União. Os times foram divididos em dois módulos, o Verde (Clube dos 13) e o Amarelo (equipes reunidas pela entidade).

Flamengo e Internacional, campeão e vice do Módulo Verde, se recusaram a jogar um quadrangular final contra Sport e Guarani, campeão e vice do Módulo Amarelo. A polêmica se arrastou desde então. Na última semana, o STF decidiu que o Sport seria declarado campeão brasileiro daquele ano.