Topo

Ceará elimina Vitória no Barradão, Fortaleza vira no Arruda, e cearenses avançam na Copa do Nordeste

Do UOL, em São Paulo

17/02/2013 17h59

A vaga do Vitória parecia certa. No jogo de da, bateu o Ceará por 2 a 0. Mas o time cearense alcançou uma incrível classificação. Foi até o Barradão, goleou por 4 a 1 e avançou à semifinal da Copa do Nordeste. Aliás, o dia foi dos clubes cearenses. O Fortaleza virou sobre o Santa Cruz por 2 a 1 e, como havia empatado por 3 a 3, também assegurou presença na próxima fase.

Na semifinal, o Ceará terá pela frente o ASA, que, no sábado, eliminou o ABC. Já o Fortaleza duelará diante do Campinense, que empatou com o Sport por 2 a 2, em plena Ilha do Retiro.

Diante do revés em casa, o Ceará não tinha alternativa. Era necessário partir para cima. O time baiano se mostrava mais perigoso, mas os visitantes foram eficientes. Aos 20min, Magno Alves aproveitou cruzamento de Ricardinho e colocou os cearenses em vantagem. Seis minutos depois, Rafael Vaz marcou o segundo do Ceará.

Esse resultado levaria a disputa para os pênaltis. No segundo tempo, o Vitória voltou mais ofensivo. Acertou bola na trave logo no início. Mas dava espaços para o contra-ataque. E o Ceará aproveitou. Aos 5min, Eric ampliou. Depois, aos 7min, Pingo anotou o quarto. O jogo ficou nervoso. Eric foi expulso.

Maxi Biancucchi chegou a diminuir para foi insuficiente para o Vitória, que ainda teve Renato Cajá e Escudero expulsos.

Fortaleza vira no Arruda

No primeiro confronto, Fortaleza e Santa Cruz haviam empatado por 3 a 3. Ou seja, o time pernambucano jogava por um 0 a 0. Mas começou com tudo. E, logo aos 4min, Dênis Marques se livrou da marcação e encobriu o goleiro cearense para abrir o marcador. Os cearenses chegaram a empatar, com Julio Madureira.

Depois, o Santa Cruz ainda desperdiçou uma cobrança de pênalti. E isso custou caro. Nos acréscimos, Assisinho fez o tento da virada e da heroica classificação cearense.